Foi descoberta a fórmula das parisienses para manter o corpo perfeito e a saúde em dia: o metrô. Nada como correr escadas acima e escadas abaixo, andar por intermináveis corredores e pegar o trem no último segundo, viajando depois em pé nas horas de pico. Claro que o metrô é a maneira mais eficiente de percorrer longas distâncias em poucos minutos.

Custa pouco, dá para comprar passes turísticos para vários dias. Os passes podem ser utilizados também nos ônibus. Então, se não estiver disposto a emagrecer e nem precisa se preocupar com isso, prefira usar as muitas linhas de ônibus, que têm a vantagem de permitir apreciar a paisagem, sempre encantadora, de uma das mais bonitas cidades do mundo. Melhor opção do que ficar fechado por debaixo da terra, nos longos e cansativos corredores.

Se a distância for pouca, deixe de andar nas escadarias e túneis, e ande pelas ruas, sempre cheias de novidades, ao ar livre. Vá até o Jardin des Plantes, jardim botânico educativo, parte do Museu Nacional de História Natural, que vale a visita. É um lugar de tranquilidade, beleza e abriga coleção de árvores e plantas de importância histórica e ecológica.

Visite também o Ménagerie, pequeno zoológico de mamíferos, pássaros e répteis. Recreação e educação, tudo grátis. Na rua Cuvier, place Valhubert. Não deixe de ver o Museu de História Natural, se houver tempo. Aproveite nas imediações a visita à Mosquée de Paris, um verdadeiro tesouro. Lá, além da mesquita para orações, funcionam um hamman, com dias diferentes para homens e mulheres, que a parisiense frequenta para massagens e banhos turcos. Vá, nem que seja por uma vez na vida. Uma lojinha vende artesanato e produtos diferenciados vindos do outro lado do mundo. A casa de chá é ponto de encontro de quem quer ler um livro de poesias, enquanto bebe o seu chazinho de menta. O restaurante da mesquita é um dos melhores lugares para comer um cuscuz ou uma tagine. Na rua Geoffroy St-Hilaire 39

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Louvre, destino de todo turista interessado em arte

HISTÓRIA EM TESOUROS
No Musée National du Moyen Age, instalado em antigas casas de banho romanas. Além da beleza do lugar, o museu guarda um acervo especial, destacando tapeçarias medievais, onde a mais importante é a Dama e Unicórnio. Outro museu que deve entrar no seu roteiro é o Museu Rodin, dedicado à obra do famoso escultor. Um jardim, calmo e cheio de árvores, pode ser considerado como um dos locais mais tranquilos da movimentada capital francesa. Esculturas de mármore, moldes em bronze, com O Beijo e o Pensador, imperdíveis.

MUSEU d’ORSAY
Uma coleção, que antes estava nas Tuilleries, faz parte do Museu d’Orsay: são os impressionistas, com Cézanne, Degas, Monet. A coleção nacional de pinturas, esculturas e objetos de arte entre os anos 1840 e 1914 é parte das surpresas. O prédio foi uma bela estação ferroviária e tinha no seu interior um hotel. Hoje o restaurante e casa de chá do museu ocupa o restaurante do antigo hotel e é uma jóia rara, em ambiente muito especial. Na loja do museu, raridades em livros de arte e pequenos objetos que fazem lembranças.


Venus de Milo, beleza eterna na Cidade Luz

DOIS JARDINS
Os dias de folga, os momentos de lazer, o horário do almoço, tudo é aproveitado pelos parisienses para um pouco de sossego dos bosques do Jardim de Luxemburgo, uma área de 23 hectares. Na parte sul do jardim ficam os pomares urbanos e a escola de apicultura Rucher du Lexembourg. No verão o jardim fica aberto até as 22 horas. Junto funciona o museu , sempre com exposições muito especiais.

O outro jardim é o que fica perto da Comedie Française. Um oásis, no meio de galerias de lojas muito especiais, perfumarias exclusivas, antiquários. É lá que o verão oferece uma pausa na vida, em meio a roseiras e sol.

O PREDIO MAIS ESPECIAL
Assinado por Jean Nouvel, o Instituto do Mundo Árabe é, por si só, uma atração. As linhas modernas e simples, combinam elementos tradicionais árabes e ocidentais. A coleção do acervo e das exposições temporárias, revelam segredos da cultura incomensurável do mundo árabe. Visita obrigatória, retorno inevitável, a cada viagem.

A última exposição sobre o Orient Express, mítico trem que fez a ligação da Europa com os países árabes e povoou a imaginação de artistas e turistas, um sucesso sem par. O restaurante com pratos típicos , oferece uma vista imbatível sobre o Sena e a Notre Dame. A cafeteria resolve pequenas fomes. E a boutique coloca ao alcance de todos os visitantes os livros de poesia e romances, o artesanato, os aromas e bijuterias de países distantes.


Paris, cidade dos casais românticos

DELACROIX ESPECIAL
O Museu Nacional Eugène Delacroix foi residência e atelier do grande artista até sua morte em 1863. Hoje abriga muitas de suas obras mais intimistas, o que o torno muito especial. Fica fechado nas terças feiras. Veja em www.musee-delacroix.fr

ST. SULPICE
A elegante Église St-Sulpice, na Rive Gauche, sempre foi atração para católicos e visitantes. Ganhou um destaque fora do comum, desde que apareceu no filme e no livro O Código Da Vinci. O que irritou aos padres do local, a ponto de ser colocado um enorme cartaz na frente na igreja, afirmando que nada do que aparecia no filme era verdadeiro. Hoje que o filme e o livro deixaram de ser notícia, tudo voltou ao normal.

Construída entre 1646 e1780, tem projeto com influências do estilo italiano. Os belos afrescos da Chapelle des Sts-Anges foram pintados por Eugène Delacroix. Fica próxima do Museu de Luxemburgo, na Place St-Sulpice, a pouco passos do boulevard Saint Michel.


Sena é a praia de todos, até com areia de verdade, durante o verão

MELHOR ÉPOCA
Paris é sempre um bom destino, chova ou faça frio. Mas sem dúvida, a primavera e o verão, entre maio e outubro, já no começo do outono, a cidade fica ainda mais atraente.

Em maio e junho acontece a Fête de la Musique, animando a estação. Em meados de julho funciona a praia na beira do Sena, terminando em agosto. Em outubro é tempo da Nuit Blanche, quando os museus ficam abertos durante a noite toda.

O coração de Paris é a Rive Gauche, a Margem Esquerda, no lado sul do rio Sena. É o famoso Quartier Latin, onde Saint Germain concentra bares e cafés boêmios , lojas sofisticadas de grandes marcas e boutiques charmosas de artesãos e artistas de talento. Basta seguir um pouco mais abaixo para ver o Sena contornando a elegância da arquitetura do 7ème, até tudo terminar aos pés da Tour Eiffel. Ninguém precisa de mais nada.


DESTAQUES


No verão, as margens do Sena se transformam em praias de areia

E O ALEIJADINHO?
Shakespeare está sendo devidamente comemorado em seus 450 anos, com um 2014 inteiro dedicado à sua obra e sua vida em toda a Inglaterra. Homenagens acontecem nas cidades onde nasceu, viveu, morou e trabalhou.

Em 2006 o aniversário de nascimento de Mozart teve programação de um ano iniciada em 27 de janeiro, na presença dos chefes de Estado da União Européia reunidos em Salzburgo. Foram mais de mil eventos no país – 55 missas, 260 concertos e apresentação de 22 óperas, somente em Salzburgo. No mesmo ano, o Rijksmuseum de Amsterdam organizou uma exposição celebrando os 400 anos de nascimento de Rembrandt, com obras emprestadas pelos maiores museus do planeta

Em 1999, mais de 100 países participaram do programa de mil eventos culturais durante o ano, com a comemoração dos 250 anos de nascimento de Goethe, autor de Fausto, personagem que vendeu a alma ao diabo.

Até Agatha Christie teve homenagens no 30º aniversário de sua morte, com muitas manifestações na sua cidade natal, Torquay, no sudeste da Inglaterra.

A pergunta que fica: e o Aleijadinho? Você ouviu falar de algum evento comemorando seus 200 anos? Ele que é considerado o maior escultor, pintor, arquiteto, cenarista de todos os tempos desse nosso Brasil?

E você, já foi até Ouro Preto, visitar aquelas igrejas de sonho, onde o trabalho do mulato que nem podia segurar a talha com as mãos corroídas pela doença, deslumbra quem faz a viagem?

Mesmo doente Aleijadinho continuou no seu visionário carma de artista, deixando a monumental obra que o Brasil esquece todos os dias ( os Profetas ao ar livre estão sendo devorados pela poluição causada pelas refinarias em torno). Você é dos que fizeram compras em Miami e visitaram o ratinho da Disney? Não esqueça das maravilhas que estão em Minas Gerais. Vá, antes que o cupim termine de roer os tesouros do passado e o teto das belas igrejas desabe na cabeça dos visitantes.

Fotos: Divulgação

Seiscentas obras da belle époque estão em exposição no Petit Palai

CRUZEIRO PELO FIM DO MUNDO
Expedição na Patagônia é programa da RCA a partir de setembro, terminando em março de 2015. A tarifa inicia em 1.515 dólares por pessoa, incluindo traslados, 2 noites em Buenos Aires no hotel Facon Grande, 2 noites em Ushuaia, no hotel Ushuaia e 3 noites no Stella Australis, navio que oferece refeições e bebidas, transporte marítimo, excursões em terra. O cartão Travel Ace é seguro na viagem. As saídas serão realizadas sempre às segundas feiras.


Exposição de fotos sobre a liberação de Paris, que se comemora em agosto

FESTIVAL DE CIDRA
Em Frankfurt, a movimentada cidade da Alemanha, o vinho de maçã (cidra) é parte da cultura local, sempre servido em jarras de cerâmica com decoração em azul, típicas da região. A cidra é tão importante, que tem até um festival, que acontece entre 8 e 17 de agosto, sempre com muita comida, muita música e folclore. Aproveitando o sol do verão, as barracas do Rossmarkt servem coquetéis preparados com o vinho de maçã e todas as suas versões, clássicas ou modernas.


Festa interiorana, com roda gigante e o mais, em pleno coração de Paris

MAIS VOOS ALITÁLIA
Dentro do plano de expansão da Alitália em nova associação, a companhia aérea italiana coloca ao viajante brasileiro 17 voos semanais para Roma, sendo 10 frequências semanais partindo de São Paulo com o B-777, configurado para 30 lugares na executiva (Magnífica), 24 lugares na premium economy (Classica Plus) e 213 na econômica.

Os voos que partem do Rio são diários, operados com o A330 de 18 lugares na executiva, 17 na premium economy e 213 na econômica.

SHAKESPEARE E OS 450 ANOS DE SEU NASCIMENTO
William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Warwickshire, em 1564. Sua mãe, Mary Arden, era uma das filhas de Robert Arden, um fazendeiro de Wilmcote. Seu pai, John Shakespeare, fabricante de luvas e comerciante de lãs, dirigiu o escritório de Bailiff of Stgratford em 1568.

É razoável acreditar que Shakespeare tenha sido educado na Grammar School local. Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway de Shottery e logo depois deixou Stratford para ficar em Londres, onde em pouco tempo passou a atuar no teatro e a escrever peças teatrais.

Tornou-se um dos proprietários do Globe Theatre, construído em 1599. O sucesso de Shakespeare deixou atônitos até seu contemporâneos e foi traduzido por muito dinheiro, permitindo que ele comprasse propriedades em Londres e Stratford. Em 1597 comprou New Place, uma das maiores casas de Stratford, e retornou para a cidade em 1610, para viver com sua família, perto dos amigos de sempre.

Morreu em 23 de abril de 1616, com 52 anos de idade, e foi enterrado na Parish Church onde seu túmulo e monumento podem ser visitados. A casa onde o poeta nasceu, a Anne Hathaway’s Cottage, New Place, Mary Arden’s House e Hall’s Croft, são locais turísticos por onde passam milhares de visitantes todos os dias. Os locais são mantidos pelo Shakespeare Birthplace Trust como memorial de Shakespeare, o Bardo. Todas essas informações estão impressas na caixa de fósforos comprada em um dos locais da Shakespeare Birthplace Trust…