ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – Sete anos após os Jogos Pan Americanos do Rio e a quase dois da Olimpíada a ser realizada na cidade, os governos ainda não definiram o custo para readequação das arenas utilizadas no evento de 2007. É o que mostra a atualização da Matriz de Responsabilidades, divulgada nesta terça-feira (29).
O documento, que lista o preço das instalações esportivas e o ente responsável por sua execução, indica que o custo das arenas chega a R$ 6,5 bilhões. Não há, porém, a estimativa de custo de 15 dos 52 projetos.
Entre os projetos sem custo definido estão as readequações dos parques aquáticos Maria Lenk e Julio Delamare, do Engenhão, do Maracanãzinho e do estádio de remo da Lagoa. Todas instalações usadas no Pan.
Há ainda duas linhas de alimentação de energia elétrica do Complexo Esportivo de Deodoro que não têm custo definido. Outros oito projetos referem-se a itens ainda não especificados, que seriam custeados pelo comitê organizador mas serão transferidos no futuro para governos.
A primeira versão da matriz foi divulgada em janeiro. A versão disponibilizada nesta terça incluiu as obras de Deodoro e da reforma da Marina da Glória. O documento é atualizada a cada seis meses.