As forças de segurança pública no Brasil precisam passar por um processo urgente de reorganização para se tornarem mais eficientes. E quem afirma são os próprios agentes de segurança pública. De acordo com a pesquisa Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o apoio da Quartis, as polícias deveriam ser organizadas em carreira única, integrada e de natureza civil.
A pesquisa, lançada ontem. Entre os mais de 21 mil policiais que rsponderam a pesquisa, 73,7% apoiam a desvinculação ao Exército, 93,7% querem a modernização dos regimentos e códigos disciplinares de acordo com a Constituição Federal de 1.988 e 63,6% defendem o fim da justiça militar.

A pesquisa aponta ainda que 14,9% dos entrevistados acreditam que o MP é uma instância que se opõe ao trabalho policial, tornando-o mais difícil, e 18,1% responderam o mesmo sobre a atuação do Judiciário. 34,4% dos respondentes afirmam que pretendem sair da corporação assim que houver uma oportunidade profissional e 38,7% afirmam que se pudessem voltar no tempo teriam escolhido outra carreira.
Se considerarmos apenas os policiais militares, 76,1% defendem o fim do vínculo com o Exército. O que é um sinal claro de que o Brasil precisa avançar na agenda da desmilitarização e reforma das forças de segurança, afirma Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Conselho de Administração do FBSP e pesquisador da Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito-SP.

As dificuldades
Como respondeu o policial brasileiro

Baixos salários    99,1%

Formação e treinamento deficientes    98,2%

Contingente policial insuficiente    97,3%

Falta de equipamentos e armas    97,3%

Leis penais inadequadas    94,9%

Corrupção    93,6%

Falta foco em resultado e sobra burocracia    86%