MARCELO SALTON
SÃO PAULO, SP – No ano em que completa 100 anos de fundação, o Palmeiras se reencontrou com as suas origens italianas. Na noite desta quarta-feira (30), o time alviverde ganhou da Fiorentina por 2 a 1, diante de 20 mil torcedores no Pacaembu, em jogo válido pela Taça Euro-Americana.
Victor Luis, aos 13, e Leandro, aos 35 min do primeiro tempo, marcaram para o Palmeiras. O gol da Fiorentina foi de Giuseppe Rossi, aos 27 da etapa final.
A noite de festa começou com a estreia de novo uniforme, azul como o da seleção italiana, e terminou com a conquista do Troféu Júlio Botelho, em homenagem ao ex-ponta da seleção brasileira e dos dois clubes nas décadas de 1950 e 1960.
Os torcedores que assistiram ao jogo têm motivos para acreditar que a sequência de três partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro pode encerrar no próximo domingo (3), contra o Bahia, no Pacaembu.
Contra a Fiorentina, a equipe dirigida por Ricardo Gareca mostrou muita disciplina tática e eficiência nas finalizações. A criatividade do meio-campo, entretanto, continua a ser um problema a ser resolvido. A maior parte das oportunidades surgiu em chutes de média distância e jogadas individuais.
O JOGO
Quarta colocada no Campeonato Italiano da temporada passada, a Fiorentina iniciou o jogo sem nenhum titular na vitória de 1 a 0 sobre o Estudiantes, na Argentina. Já o Palmeiras aproveitou o amistoso para fazer experiências. A principal novidade foi a estreia do meia Allione, 19 anos, contratado junto ao Vélez Sarsfield.
A equipe italiana começou a partida melhor. Aos 11 min, o lateral Pasqual tabelou com o espanhol Joaquín e invadiu a área em velocidade, antes de acionar Boubacar. Sem marcação, o centroavante senegalês chutou à direita do gol de Fabio.
O lance acordou o Palmeiras. Dois minutos depois, Victor Luis recebeu na intermediária e chutou rasteiro cruzado no canto esquerdo do goleiro Neto para abrir o placar.
Em vantagem, os brasileiros ganharam confiança e passaram a controlar o meio-campo. Até que aos 35 min, Leandro recebeu na intermediária e arrancou em velocidade até a área adversária, onde bateu fora do alcance de Neto.
No segundo tempo, a Fiorentina cresceu após a entrada do atacante Giuseppe Rossi. No primeiro lance, ele colocou Pasqual na cara do gol e o lateral carimbou o poste de Fabio.
Aos 27 min, Rossi recebeu lançamento de Boubacar, ganhou de Victor Luis e desviou do goleiro palmeirense para descontar para a Fiorentina.
O gol deu novo ímpeto ao time italiano, que pressionou nos minutos finais. Contudo, o Palmeiras soube segurar o resultado e encerrou a noite com a taça levantada.
PALMEIRAS
Fábio; Weldinho, Wellington (Victorino), Marcelo Oliveira e Victor Luis; Josimar, Wesley (Mazinho), Mendieta (Bernardo) e Allione (Léo Cunha); Leandro e Erik (Patrick Vieira)
T.: Ricardo Gareca
FIORENTINA
Neto; Tomovic, Hegazi, Savic e Pasqual; Bakic, (Piccini) Lazzari (Vargas), Matías Fernandez (Vecino) e Ilicic (Rossi); Babacar e Joaquim (Pizarro)
T.: Vincenzo Montella
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Gols: Victor Luis, aos 13 min, e Leandro, aos 35 min do 1º tempo; Rossi, aos 27 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Pasqual e Pizarro (F)
Público: 20.285
Renda: R$ 921.192,50