O candidato do PSDB ao Senado da República, Álvaro Dias, venceria as eleições deste ano com 57,2% dos votos, segundo a pesquisa publicada nesta segunda-feira (11) pelo Instituto Veritá. O candidato Ricardo Gomyde (PCdoB) teria 3,3% dos votos; Professor Piva (Psol), 2%; e Marcelo Almeida (PMDB), 1,9%. Somados, os candidatos Adilson Silva (PRTB), Luiz Bárbara (PTC) e Evandro Castagna (PSTU) não têm 1% dos votos na sondagem. “Não sabe ou não respondeu” somam 17,2%. Brancos e nulos somam 16,7% e a margem de erro é de 2,05% para mais ou menos.

Entre os candidatos à Presidência da República, a primeira pesquisa ampla estimulada publicada pelo Instituto Veritá aponta segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), com vitória do candidato do PSDB, se as eleições fossem hoje apenas com eleitores do Paraná. No primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aparece em 1º lugar na pesquisa, com 25,9 % das intenções de voto. O candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece em segundo lugar, com 22,4% dos votos válidos no Paraná. Em um eventual segundo turno apontado pela pesquisa entre Dilma e Aécio, o candidato do PSDB venceria com 41,3 %, contra 31,9% da candidata petista. Com esse resultado no Paraná, com o percentual válido, Aécio teria 56,4% dos votos, contra 31,9% de Dilma Rousseff.

Eduardo Campos (PSB) é citado por 5,9% dos entrevistados, Pastor Everaldo (PSC) teria 1,8% dos votos, Zé Maria (PSTU) 0,8%, Luciana Genro (Psol) 0,4%. Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) somados não atingem 1% das intenções de votos no Paraná. “Não sabe ou não respondeu” somam 26,2%. Brancos e nulos somam 15,9%.

A pesquisa do Instituto Veritá, com sede em Uberlândia (MG) foi realizada entre os dias 05 e 09 de agosto de 2014, com 2302 pessoas entrevistadas. A coleta de dados foi feita por meio de formulários eletrônicos com a utilização de tablets. O custo da pesquisa com registro PR­0007/2014 é de R$ 93 mil. Foram checados, no mínimo, 20% dos questionários de cada pesquisador, por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Todo o material é verificado e codificado, segundo o Instituto. Os coletores passaram por 45 municípios. Esta é segunda sondagem ampla, com entrevistados em todo o Estado, registrada no TSE pelo instituto de Minas Gerais. A primeira já poderia ter sido divulgada, mas até agora não foi publicada.

Governo do Paraná

O resultado da pesquisa PR­0007/2014 com intenções de voto aos candidatos ao governo do Estado será publicado na edição desta terça-feira (12) do Jornal Bem Paraná e no Portal Bem Paraná.  

O Instituto Datafolha também registrou a primeira pesquisa ampla para medir intenções de voto em candidatos ao governo e ao Senado na última sexta-feira (08). A pesquisa encomendada pelo Jornal Folha de São Paulo e RPC TV deve ouvir 1248 entre os dias 12 e 14 de agosto. Se a sondagem for concluída antes, o instituto já pode publicar o resultado a partir de quarta-feira, dia 13 de agosto.