Para quem quer um projeto elegante e sofisticado, as pedras ornamentais são a escolha precisa. Neste contexto, o mix de pedras diferentes surge como uma excelente opção para trazer uma roupagem ainda mais nobre ao espaço. Todavia, é preciso cuidado na hora de combinar as rochas para não carregar o lugar e quebrar a harmonia. Uma boa dica para não errar é respeitar as características de cada pedra. Algumas não caem bem na cozinha, por exemplo. Outras não podem ser utilizados em banheiros. Então, não adianta lançar mão das pedras em locais onde elas não se adequam que não vai dar certo.

Outro detalhe que se deve ficar atento é com as cores. Deve-se manter a harmonia. O ideal é que um profissional de arquitetura/decoração faça essa análise, explica Marcelo Milagre, diretor da marmoraria Directa Piedras. Segundo ele, qualquer pedra pode ser utilizada para criar um conjunto que vai trazer mais charme e requinte ao ambiente. Foi exatamente isso que fez a arquiteta Izabela Dinelli. A profissional combinou diferentes pedras de forma inteligente e criativa em uma cozinha. O resultado foi um projeto chique e harmonioso que criou um clima muito agradável.


ALGUNS TIPOS DE PEDRAS

Mármore
O mármore é classificado como rocha metamórfica, pois sua formação depende de diferentes temperaturas e pressão durante longos períodos de tempo. Sua coloração em relação ao granito é mais homogênea, o que a torna propícia para ser utilizada em peças de mobiliário, decoração, acessórios e obras de arte. O mármore pode ser encontrado em diversas tonalidades, indo do branco aos tons avermelhados. Seu uso, quando recebe tratamento e tem sua superfície lisa, não é recomendável para áreas molhadas, como piscinas e calçadas, pois torna-se extremamente escorregadio em contato com a água. A utilização de mármore também deve ser evitada na cozinha, pois a acidez do limão e do vinagre podem corroer e danificar a pedra.

Granito
O granito, por sua vez, tem origem vulcânica, é mais denso e sua composição mineral propicia uma pigmentação diferente. Sua coloração varia em tons de vermelho, marrom, amarelo, azul, verde, preto e cinza, tendo diversos pontos escuros espalhados pela sua superfície. É uma pedra com alta durabilidade e, devido a sua resistência, é indicada para cozinhas e ambientes de alto tráfego.

Ônix
A ônix é uma pedra semipreciosa, translúcida e rara em suas cores e padrões. Abundante no Paquistão e México, assume coloração verde, amarela, laranja e branco, que é a tonalidade mais cobiçada. Ainda pouco conhecida do público brasileiro, pode ser utilizada em bancadas e pisos de edificações de alto padrão.

Travertino
Travertino é outra pedra ornamental bastante utilizada por decoradores. Sua tonalidade é clara e a superfície possui furos que podem ser mantidos na sua forma natural, ou bruta, dando um aspecto rústico e antiderrapante, ideal para pisos. Outra opção é o Travertino estucado polido ou Levigado, onde os pequenos furos são preenchidos dando um aspecto uniforme para a pedra.


NEUTRAS E DESTACADAS FAZEM A COMBINAÇÃO
A arquiteta arquiteta Izabela Dinell conta como deve ser feita a escolha das pedras que irão compor o ambiente: A ideia é ter apenas uma pedra de maior destaque e as demais neutras. Opte por dois modelos diferentes no máximo. Caso uma das pedras usadas seja exótica, as outras devem ser mais lisas.Ela também dá dicas para não errar na hora de combinar diferentes pedras ornamentais. Opte por um tom e siga sempre as nuances dele. Para quebrar a monotonia em um ambiente todo em pedras e tons bege, por exemplo, ouse com uma pedra vermelha ou verde. Não tem como dar errado. Você mescla estilos e tons sem carregar, ensina Izabela.

A profissional encerra elegendo os quartizitos como os queridinhos na hora de mesclar pedras para tornar um espaço mais atraente e encantador: Os quartzitos são pedras fantásticas e que merecem sempre um lugar de destaque.
Projetei uma cozinha e busquei nas pedras ornamentais da Directa Piedras o charme, a beleza e a sofisticação que o cliente solicitou para o ambiente, destaca Izabela.

O Brasil detém tecnologia de ponta na exploração destas pedras. As empresas deste setor utilizam máquinas de corte com fio de diamante, evitando o uso de explosivos. Ao mesmo tempo em que exploram esse recurso natural, as empresas reflorestam as áreas exploradas, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente. O valor de cada pedra é a somatória de vários fatores.