Montevidéu, a capital do Uruguai, é uma cidade extremamente charmosa e acolhedora. Boa de visitar. Chegando ao Aeroporto Internacional de Carrasco já é possível perceber a simpatia e a educação dos nossos vizinhos do Sul. Para ir ao hotel pode pegar um taxi sem medo — lá as tarifas não são abusivas.

Para se hospedar em Montevidéu existem muitas opções: dos hotéis mais tradicionais (e antigos) como o bem localizado Hotel Embajador (www.hotelembajador.com.uy), ou hospedagem numa grande rede, como no Hotel Four Points by Sheraton (www.fourpoints.com/montevideo) que também é bem central e fica do lado da prefeitura de Montevidéu. As tarifas variam de acordo com a temporada, mas a média da diária é U$120 (4 estrelas).

A capital uruguaia é o paraíso para quem aprecia uma boa carne. Um dos locais mais visitados é o Mercado del Puerto, centro gastronômico situado num antigo mercado de ferro de 1868. Lá existem dezenas de quiosques que servem churrascos — todos eles feitos em churrasqueiras que não utilizam carvão, e sim lenha selecionada que, ao virar brasa, dá outro sabor a carne. Entre tantas opções… não arrisque: vá ao tradicional e sensacional El Palenque (www.elpalenque.com.uy/portugues%20montevideo/montevideo.htm) peça um Super Baby Palenque (carne extremamente macia), um cordero, um entrecot e um queso parrillero (provolone assado na grelha, dentro de uma mini frigideira). Para acompanhar um vinho Tannat uruguaio.

Após o almoço faça uma caminhada pela Ciudad Vieja — que tem o ótimo museu Torres García (Peatonal Sarandí 683) com obras do famoso artista plástico uruguaio. Outra pedida é caminhar na Rambla, o calçadão que fica ao lado do Rio da Prata (o mar de Montevidéu) ou, se preferir, andar pela Avenida 18 de Julio — que começa na Plaza Independência (que tem um Memorial para Jose Artigas – herói do Uruguai). A partir da Praça a avenida possui várias lojas e riqueza arquitetônicas de seus edifícios como Palácio Salvo, Palácio Santos e a Universidade da República. Para os amantes da arquitetura é um passeio que envolve maravilhosas expressões do Art Decó.

A gastronomia uruguaia oferece opções saborosas para todos os bolsos. Para quem quer fazer apenas um lanchinho para enganar a fome, a melhor opção é a rede de fast-food La Pasiva, que tem um dos melhores cachorros-quentes do mundo! que eles chamam de frankfurters, e pode (e deve) ser acompanhado por uma mostarda de fabricação própria.

Há também uma culinária gourmet bastante sofisticada. Uma das melhores pedidas — principalmente no jantar — é o Francis (http://francis.com.uy/fc/), um restaurante diferenciado e com um menu sensacional. O preço é justo pela qualidade dos pratos: entre eles o provolone recheado com presunto de Parma ou o Bife Ancho… mas ainda existem várias opções de risotos, frutos do mar e até sushi. Um detalhe: ao contrário do Brasil, no Uruguai o couvert não é opcional. Você paga aceitando ou não os pãezinhos e as pastas. Nesse restaurante é bom reservar antes para não ter surpresas. tel: 2711-8603 ou [email protected].

Para as compras há opções para todos os perfis de consumidor. Um dos melhores shoppings é o Montevideo Shopping, em Pocitos — lá, além das lojas de grifes, tem também as lojas de rede do Uruguai (TaTa, Parisien, e a ótima Manos de Uruguay) com produtos que a gente não encontra no Brasil, além do supermercado Tienda Inglesa que é bem variado e dá para comprar vinhos e doce de leite com preço mais em conta.

Finalmente o programa de domingo… a Feira de Tristán Narvaja. Uma dica é do tipo ame ou odeie. Essa é a maior e mais popular feira de Montevidéu que ocorre aos domingos de manhã, na rua Tristán Narvaja. É um dos típicos passeios da cidade. A oferta de artigos é tão vasta e rica quanto extravagante. Você pode comprar o tradicional macarrão para o almoço de domingo, livros, vinis, antiguidades, blusão de lã, pneu de carro, móveis… ou simplesmente sentar numa mesa de bar, pedir uma Zilertal (a melhor cerveja do Uruguai) bem gelada e observar o povo passeando.


FESTA DA PADROEIRA EM ANTONINA
Acontece em Antonina, até domingo, dia 17, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e o Hotel Camboa, localizado no Centro Histórico, comemora a tradição oferecendo aos visitantes e romeiros 20% de desconto na diária, de segunda a sexta, durante todo o evento. A Festa conta com novenas, missas, procissão, quermesse, venda de artesanato local, barracas com comidas típicas, apresentação de grupos folclóricos, shows musicais e grande queima de fogos de artifício. O Hotel Camboa Antonina fica em local privilegiado e as reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3432-3267.

O Hotel Camboa Antonina (www.hotelcamboa.com.br) está localizado no centro histórico da cidade, a 40 minutos do aeroporto internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais (Curitiba). Dispõe de 38 apartamentos divididos em três alas. A primeira é no casarão do século 19, e tem vista para a praça e a igreja. As outras duas alas foram construídas no começo dos anos 80 e têm vista para a baía e a Serra do Mar. O hotel tem duas piscinas, sala de fitness, sauna seca e úmida, bar, elevador, sala de internet, wi-fi no lobby, sala de TV a cabo SKY, estacionamento e espaço para eventos e convenções.

Serviço: Hotel Camboa Antonina (Rua Valle Porto, 208 – Centro Histórico – Antonina – PR). Tel. (41) 3432-3267.


NOTAS

Miami Spice
Começou no início do mês e prossegue até o dia 30 de setembro o evento Miami Spice – uma espécie de restaurant week estendida, promovido todo ano pelo Miami Visitors Bureau, com promoções nos melhores restaurantes da região. Os turistas podem aproveitar pois os estabelecimentos participantes oferecem experiências gastronômicas com menus de três pratos especiais, ao preço de U$ 23 para o almoço e U$ 39 para o jantar.

Cruzeiro Gourmet
A Seabourn, linha de cruzeiro líder mundial na categoria ultraluxo, anuncia a saída de um cruzeiro especial de enogastronomia (Food and Wine) a bordo do Seabourn Sojourn, em 30 de outubro, com navegação pelo Mediterrâneo. Nesta viagem, durante dez dias, o hóspede poderá participar de excursões em vinícolas nos portos de escala, degustar menus elaborados por renomados chefs da França e Itália, assim como degustar pratos e vinhos locais a bordo, ir às compras com o chef do navio nas regiões da Provença, Toscana e Sicília e, ainda, participar de jantares de gala no navio. A Qualitours Cruises & Tours é representante da Seabourn no Brasil e comercializa o cruzeiro Food and Wine, a partir de US$ 4751,00 por pessoa + US$ 1161,00 por pessoa na categoria V3 – Varanda Suíte. Para mais informações sobre itinerários e preços, entre em contato com a Qualitours pelo tel. 4003-3892 ou, por email, reservas@quali tours.com.br

Novidades no Deville
Duas unidades da Rede de Hotéis Deville começaram o mês de agosto com mudanças na Gerência Geral. Após uma rápida passagem por Cascavel (PR), Álvaro Garcia assumiu o Deville Business Maringá. O executivo já trabalhou como gerente de operações da unidade de Porto Alegre, além de possuir sete anos de experiência em hotéis de Londres e 23 anos de atuação na indústria hoteleira. Quem assumiu a gerência geral do Deville Express Cascavel foi Inara Richardi Vechiatto, profissional que está na Deville há dez anos. O primeiro cargo dela no hotel foi de auxiliar administrativa. Anos depois, assumiu a função de coordenadora de eventos e, a seguir, gerente de operações, onde ficou até assumir o novo posto.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******