Pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta que o governador e candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) lidera a disputa com 39% das intenções de voto, contra 33% do senador e candidato do PMDB, Roberto Requião. É o primeiro levantamento do instituto sobre a disputa no Paraná desde o início oficial da campanha. A candidata do PT, senadora Gleisi Hoffmann, aparece em terceiro, com 11% da preferência do eleitorado. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Bernardo Pilotto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% cada um. Os candidatos Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC) não chegam a 1%. Os indecisos somam 10%, e brancos ou nulos, 5%. 

Requião tem 27% de rejeição, segundo o Datafolha, contra 23% de Richa. A gestão do atual governador é aprovada por 48% dos eleitores. Gleisi é rejeitada por 17% dos eleitores. 

A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

É a primeira pesquisa e a campanha começa agora no rádio e na TV. Vamos continuar mostrando o que fizemos e o que vamos fazer para o Paraná avançar ainda mais, comentou Richa sobre o resultado. “A pesquisa Datafolha dá empate técnico no Paraná, no entanto acredito – tenho base para isto – estarmos melhor e a caminho da vitória”, disse Requião pelo twitter.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.

Senado – Na disputa pelo Senado, o senador e candidato à reeleição, Álvaro Dias (PSDB) tem 57% das intenções de voto. O ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PCdoB) tem 4%. Depois, aparecem Marcelo Almeida (PMDB) e Professor Piva (PSOL), com 3%. Mauri Viana (PRP) tem 2% das intenções de voto. Luiz Barbara (PTC) e Adilson Senador da Família (PRTB), 1% cada. Os indecisos somam 19%. Brancos ou nulos, 10%.