Hoje é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Embora não haja números sobre praticantes no Paraná, é nítido que a prática está em ampliação, inclusive em Curitiba. A Capital tem mais de 360 empresas formais que trabalham no comércio de bikes. Isso significa um grande mercado, mas também responsabilidades de quem adere à bicicleta.
E especialistas dão dicas para que revolver pedalar, especialmente o principiante. Primeiro de tudo, regule a sua bicicleta e veja se todas as peças estão em boas  condições,  diz Cássio Suczeck, coordenador do projeto Bike Anjo, em Curitiba. O projeto, que existe em todo o País, se propõe a ensinar as pessoas a pedalar.
Antes de encarar o trânsito, faça pedaladas pelo seu bairro, por parques ou ruas tranquilas para ganhar equílibrio. Utilize roupas e tênis confortáveis, capacetes e luvas, continua Cássio.

No caso de ensinar os filhos, os cuidados são ainda maiores. Segundo o diretor da Perkons e especialista em trânsito, Luiz Gustavo Campos, é preciso procurar um local calmo e seguro para ensinar o filho a andar de bicicleta, como o quintal de casa, espaços em condomínio destinado para as crianças brincarem, parques com áreas para bicicleta, entre outros. Além disso, paciência é tudo nessa hora, já que cada criança aprenderá a pedalar dentro de seu limite e tempo.
E, importante, os equipamentos obrigatórios de segurança não devem ser esquecidos em qualquer passeio.

Dicas para um ciclista iniciante
Regule a sua bicicleta e veja se todas as peças estão em boas condições

Antes de encarar o trânsito, faça pedaladas pelo seu bairro, por parques ou ruas tranquilas para ganhar equílibrio

Utilize roupas e tênis confortáveis, capacetes e luvas

Coloque luz dianteita e traseira na sua bike

Quando estiver pedalando, procure ficar sempre à direita, ocupando a faixa com 70 cm de distância do guia

Nunca pedale na contramão e evite pedalas pela calçada

Sempre planeje a rota com antecedência, evitando ruas movimentadas

Tenha atenção, seja previsível e sinalize todas as suas intenções