Mais um triste episódio acirrou o clima de tensão racial nos Estados Unidos, nesta terça-feira. Um jovem negro de 23 anos, armado com uma faca, foi morto a tiros por policiais no 6º distrito de St Louis, estado de Missouri.

Segundo a polícia, a vítima foi encontrada andando agitada pela rua após entrar duas vezes em uma loja de conveniência e levar produtos sem pagar. O dono da loja chamou a polícia, que abordou o rapaz. Ele respondeu mostrando a faca. Os policiais ainda teriam dito para que o jovem largasse a arma, mas ele não obedeceu, se aproximou dos policiais e ainda teria dito: Atirem em mim. Matem-me agora”.

O incidente deixa ainda mais tenso o clima na região. St Louis fica próximo de Ferguson, cidade que vive onda de protestos e a violência por causa da morte de Michael Brown, negro de 18 anos desarmado que foi morto por um policial branco no dia 9 de agosto.

Brown teria recebido de seis a oito tiros e foi atingido na cabeça e no peito. Segundo a polícia, ele tentou retirar a arma de um policial quando foi baleado. Testemunhas, porém, afirmam que o jovem foi morto quando estava com as mãos para cima, sem opor nenhuma resistência. Uma autópsia, inclusive, sugeriu que sua cabeça estava inclinada para frente no momento em que foi atingido.