Não foi somente às letras que o artista curitibano Paulo Leminski se dedicou. Ele conseguiu levar sua genialidade e multiplicidade para tudo que produziu. Isso inclui o seu precioso e ainda pouco conhecido acervo musical. Pouco conhecido porque suas composições mais famosas — Verdura, Luzes, Filho de Santa Maria e Se Houver Céu — muitas vezes, têm como referência para o grande público apenas os intérpretes de Leminski, a exemplo de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Paulinho Boca de Cantor.

Meu pai compôs demais. A carreira dele de compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária. Foi gravado por pessoas como Ângela Maria, A Cor do Som, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e convocado para parcerias por pessoas fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana. Mas como ele não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições tem muita gente que atribui canções dele como se fossem parcerias, explica a filha Estrela Leminski, que também é compositora e poeta.

Estrela assumiu o projeto de resgate, registro documental e divulgação da produção musical de Paulo Leminski. Há cerca de seis anos, está debruçada sobre todo o legado musical deixado por ele: de rabiscos em guardanapos a dezenas de fitas K7 com gravações caseiras. E agora, parte dessa faceta do artista curitibano poderá ser conhecida e admirada em 25 composições que compõem o CD Duplo Leminskanções, das quais oito são inéditas.

Estrelinski — nome que assume neste trabalho — ao lado da banda e os Paulera assume a interpretação da maioria das faixas. Com o título Essa Noite vai ter Sol, um CD terá 14 composições de Leminski, com música e letra assinadas por ele, além das participações especiais de Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro. O outro disco, que foi batizado de Se nem for Terra, se Transformar, apresenta 11 músicas fruto de parcerias de Leminski com outros artistas como Itamar Assumpção e Moraes Moreira com as canções Dor Elegante e Promessas Demais, respectivamente.

Este disco contou com as participações especiais de Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra. O coro das faixas não poupa participações especiais e traz nomes como Uyara Torrente (Banda mais Bonita da Cidade), Leo Fressato, Grace Torres (Grupo Fato), Iria Braga, Otto Nascarella, Juliana Cortes e Rogéria Holtz, artistas atuantes da cena curitibana que saltam no encarte.

Meu intuito é fazer esse recorte para que as pessoas tenham o conhecimento sobre o Paulo e as coisas inéditas feitas por ele. Um dos CDs é apenas de composições (letra e música) dele, como as canções Se houver Céu e Mudança de Estação. O outro é de parcerias que ele fez em vida, pois agora tem uma enxurrada de pessoas musicando os poemas dele. Para os arranjos utilizei referências musicais do que ele curtia ouvir e para interpretar eu levo a maioria dessas referências, pois queria fazer próximo da interpretação dele, informa Estrela Leminski.

A masterização dos discos foi realizada em Londres (Inglaterra) por Ray Staff, que trabalhou com várias bandas de renome mundial como The Clash, Black Sabbath e Led Zeppelin. A produção musical é assinada por Natalia Mallo (conhecida pelo seu trabalho autoral, pelas bandas Trash pour 4 e Sinamantes) e Fred Teixeira, este último também responsável pela mixagem dos discos. O álbum vai sair pela WhoIs Produções, selo de Estrela Leminski e Téo Ruiz, e terá distribuição pela Tratore e na internet, com download gratuito nos sites oficiais do trabalho. Haverá também uma tiragem limitada em vinil.

Nosso objetivo sempre foi o de trabalhar para a divulgação da obra do meu pai e, hoje, a música acontece no mundo digital. Quem tem 40 anos já conhece as músicas dele, mas a nova geração precisa conhecer também. Por isso, que nos shows desse trabalho tem gente de todas as idades e perfis. Era essa amplitude que o meu pai queria, explica Estrela Leminski.

Leminskanções recebe incentivo do Banco do Brasil, da UNIBRASIL e da Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Lei do Mecenato Subsidiado.

O pré-lançamento do CD Duplo está marcado para acontecer no dia 24 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), como uma das comemorações aos 70 anos do artista curitibano. A partir desta data será liberado o acesso ao download dos discos que estará disponível nos sites oficiais e promocionais do Leminskanções — www.leminski.com.br e www.amusicoteca.com.br.


SERVIÇO

Leminskanções (CD Duplo com 25 composições)
Participações especiais: Moraes Moreira, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra.
Gravadora: WhoIs Produções
Onde encontrar: lojas do ramo
Preço sugerido: R$20,00

Informações para a imprensa:
IEME Comunicação
www.iemecomunicacao.com.br
www.facebook.com/iemecomunicacao