O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Icasa, nessa terça-feira (dia 19) à noite, pela 17ª rodada da Série B. Com o resultado, ficou em 15º lugar, com 19 pontos. Agora, está três pontos acima da zona de rebaixamento. O Icasa é o 16º, com 18 pontos.

Os dois clubes estão com os salários atrasados. Os jogadores das duas equipes ameaçam greves a partir de amanhã. Inclusive, podem não entrar em campo na rodada de sábado.

O zagueiro Gustavo, do Paraná, falou sobre a situação no gramado, logo após a vitória. Nosso time é unido. É determinação. Estamos nos superando a cada jogo. O time bão foi brilhante tecnicamente, mas foi determinado, disse. Agora amanhã temos reunião com a diretoria. Em cima disso, vamos tomar uma decisão. Quem trabalha precisa receber, afirmou, explicando que a decisão sobre uma possível greve será amanhã.

No jogo de hoje, sem Lúcio Flávio, lesionado, o técnico Claudinei Oliveira colocou Henrique Santos. Outra mudança foi uma troca de volantes: saiu Ricardinho, entrou Edson Sitta. O time entrou no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Marcos Serrato centralizado, o destro Henrique Santos na esquerda e o canhoto Tiago Alves na direita. Apesar desses pontas-invertidos, a estratégia no 1º tempo foi a bola alta para a área.

E o plano deu certo. Já aos cinco minutos, Tiago Alves cruzou e Gustavo marcou de cabeça. A arbitragem errou e anulou gol legítimo do Paraná. Aos 18, Giancarlo cabeceou muito perto do gol. Mas o placar foi aberto aos 21, quando Henrique Santos cruzou e Tiago Alves cabeceou no canto. Foi o 4º gol dele na Série B.

O sistema defensivo do Paraná teve atuação impecável no 1º tempo e o Icasa simplesmente não conseguiu jogar. As únicas tentativas do visitante foram chutes de longa distância – e sem perigo.

O 2º foi radicamente diferente. O Paraná recuou e se preocupou apenas em defender. Não conseguia contra-atacar. O Icasa partiu com tudo para o ataque, mas mostrou falta de qualidade para criar chances.

Aos 22, o meia Patrik (ex-Palmeiras) estreou pelo Paraná. Ele entrou no lugar de Henrique Santos. Outra substituição foi a entrada de Arthur no lugar de Giancarlo. O Paraná recuou ainda mais.

Aos 31, outra estreia no Paraná. O volante Tulio Souza (ex-Coritiba) entrou no lugar de Edson Sitta. O time levou sufoco do Icasa em alguns momentos, mas garantiu a vitória.

O goleiro Marcos levou cartão amarelo por reclamação. Foi o terceiro dele, que está suspenso para o jogo de sábado, contra o Bragantino. Como o reserva imediato, Jociel Henrique, está lesionado, quem usará a camisa um será Murilo.

PARANÁ 1×0 ICASA
Paraná: Marcos, Chiquinho, Gustavo, Alisson e Breno; Lucas Otávio, Édson Sitta (Tulio Souza) e Marcos Serrato; Henrique Santos (Patrik), Giancarlo (Arthur) e Tiago Alves. Técnico: Claudinei Oliveira
Icasa: Edson, Ivonaldo, Naylhor, Paulão e Aelson; Jonatan Lima, Foguinho (Rodnei), Dodó e Zé Carlos; Lucas (Tiago Miracema) e Henry Kanu (Neilson). Técnico: Leandro Sena
Gols: Tiago Alves (21-1º),
Cartões amarelos: Jonatan (I). Gustavo, Marcos (P).
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Público: 3.312 pagantes (4.113 total)
Renda: R$ 44.395
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Falta na direita. Tiago Alves cruza. Gustavo cabeceia e marca o gol. O árbitro anula. Lance polêmico.
18 – Marcos Serrato cruza da esquerda. Giancarlo sobe e cabeceia perto, ao lado do gol.
21 – Gol do Paraná. Henrique Santos cruza da esquerda. Tiago Alves cabeceia no canto.
32 – Lucas Otávio chuta de fora da área. Edson segura.
43 – Dodó arrisca de longe. Marcos espalma no canto.
46- Contra-ataque. Tiago Alves finta um na área e chuta, mas fraco. Edson segura.

Segundo tempo
6 – A defesa falha a linha de impedimento. Zé Carlos e encontra Naylhor livre. Ele cabeceia para fora.
31 – Escanteio da direita. Neilson cabeceia. Lucas Otávio salva em cima da linha.
36 – Zé Carlos chuta de longe. A bola toca no chão e quase engana Marcos, que espalma para escanteio.
39 – Lucas Otávio chuta de longe. O goleiro bate-roupa, mas segura depois.
44 – Tulio Souza faz boa jogada e chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
46 – Cruzamento de direita. Neilson cabeceia. Marcos segura.