Uma vigília na noite de ontem em homenagem a todas as pessoas em situação de rua vítimas de violência, marcou o encerramento da ações pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Durante toda a tarde, diversos serviços foram ofertados para a população em situação de rua: consultório de rua, corte de cabelo, apresentações culturais da Fundação Cultural de Curitiba e jogos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.
A intenção das ações na praça foi de sensibilizar a sociedade para o resgate da cidadania e as dificuldades encontradas pela população em situação de rua. A organização foi do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, que também realizou eventos simultâneos por todo o país. Em Curitiba, a concentração aconteceu na Praça Rui Barbosa.

De acordo com o coordenador nacional do Movimento da População de Rua, Leonildo Monteiro Filho, a ideia principal da data é sensibilizar a população e também intensificar o debate em torno da política nacional para a população em situação de rua. O ato contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura.
No ano passado, Curitiba aderiu à Política Nacional para População em Situação de Rua e passou a integrar a execução de projetos intersetoriais voltados para moradores de rua, em parceria com o governo federal.
A data, 19 de agosto, para celebrar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, data em que se lembra o episódio que ficou conhecido como o massacre na Praça de Sé, no centro de São Paulo, em 2004. Entre os dias 19 e 22 daquele ano, 15 pessoas que dormiam nas vias públicas foram atacadas e sete delas morreram.