JOÃO PAULO BENINI
SÃO PAULO, SP – Exatos 44 dias após a goleada sofrida pela seleção brasileira contra a Alemanha, por 7 a 1, o técnico Luiz Felipe Scolari voltou ao Mineirão e viu sua equipe novamente ser derrota, desta vez para o líder Cruzeiro por 1 a 0, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Dagoberto.
Com o resultado desta noite, o Cruzeiro se mantém na liderança isolada com 36 pontos, cinco a mais que Internacional e Corinthians. Já o Grêmio permanece com 22, na décima colocação.
O confronto começou com os mineiros tocando a bola e envolvendo o time gaúcho. A primeira oportunidade cruzeirense aconteceu logo aos 6 min, em cabeceio de Júlio Baptista após cruzamento da esquerda de Egídio. Marcelo Grohe defendeu com segurança.
A resposta gremista foi só aos 24 min. Dudu entrou na área do Cruzeiro fazendo fila na defesa e finalizou forte, mas Fábio fez brilhante defesa. Aos 30 min, o Cruzeiro conseguiu boa troca de passes pela direita e Éverton Ribeiro finalizou da entrada da área. Werley interceptou e afastou o perigo.
A melhor chance do time tricolor na primeira etapa foi novamente com Dudu. Aos 32 min, o atacante pegou sobra de bola na área, chutou forte e Fábio pulou no canto esquerdo para espalmar para escanteio.
Na volta do intervalo o Grêmio teve uma chance logo aos 9 min. Fellipe Bastos roubou a bola na intermediária ofensiva e rolou para Ramiro arriscar o chute. Fábio pulou no canto esquerdo e defendeu.
O Cruzeiro voltou a chegar com o volante Nilton, aos 21min, em chute da entrada da área. Marcelo Grohe não conseguiu segurar a bola e a defesa afastou o perigo.
O Grêmio ainda chegou novamente com Luan, aos 31 min, em rápido contra-ataque, mas Fábio saiu bem do gol para cortar para escanteio.
O gol cruzeirense saiu só aos 40 min, em cabeçada certeira de Dagoberto, após ótimo cruzamento de Dedé pela direita.
Na 17ª rodada os times voltam a campo no domingo. O Grêmio recebe o Corinthians, às 16h, em Porto Alegre, enquanto o Cruzeiro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, às 18h30.
CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Nilton), Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Willian (Alisson) e Júlio Baptista (Dagoberto)
T.: Marcelo Oliveira
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Fellipe Bastos (Alan Ruiz), Ramiro, Riveros (Edinho), Luan e Dudu; Ronan (Fernandinho)
T.: Luiz Felipe Scolari
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Gol: Dagoberto, aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Lucas Silva, Henrique, Nilton, Dedé (C), Edinho, Dudu e Zé Roberto (G)