SÃO PAULO, SP – A cidade de São Paulo registrou nesta sexta-feira (22) a temperatura mais alta desde o começo do inverno há dois meses.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcaram no bairro de Jaçanã, na zona norte, 31,8 ºC.
Até então a maior temperatura do inverno havia sido verificada no dia 4 de julho, quando os termômetros da estação meteorológica de Santana, na zona norte, marcaram 31,4º C.
A média na cidade, de acordo com o CGE, atingiu, por volta das 14h, os 29º C.
Apesar do calor intenso, a umidade relativa do ar ficou entre 28% e 30%. Não deve chover até o fim do dia.
PREVISÃO DO TEMPO
O tempo seco deve permanecer até a próxima segunda-feira na Grande São Paulo. É o que mostra a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com o órgão, um sistema de alta pressão está sob a região impedindo a chegada de uma frente fria. A partir de terça-feira (26) a possibilidade de chuva aumenta.
Durante o final de semana, o tempo segue quente e seco. A umidade relativa do ar pode chegar a 15% no período da tarde.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), quando a umidade estiver abaixo de 20% é considerado estado de alerta.
Por isso, deve-se suprimir exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico para combater o ressecamento nas narinas e olhos.
O tempo seco ainda dificultar a dispersão dos poluentes na atmosfera, agravando crises respiratórias. O risco de incêndio estará elevado.