A Escola Municipal Pró-Morar Barigui, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi palco, neste sábado (23) do Projeto Justiça no bairro. O evento fez parte do V Mutirão Voluntário promovido pelo Instituto Robert Bosch, numa parceria da Prefeitura de Curitiba com o Poder Judiciário, Ministério Público, empresas públicas e privadas, instituições de classe e comunidade. Durante o sábado, os moradores da regional CIC puderam solicitar gratuitamente a emissão de documentos, consultoria jurídica nas áreas civil, criminal, trabalhista e defesa do consumidor, realizar o cadastro para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), obter informações sobre programas habitacionais e inscrições para a fila da casa com a Cohab, além de uma série de atividades de lazer.

O projeto Justiça no Bairro é uma ação de promoção da cidadania. Vários serviços essenciais estão sendo oferecidos em um único local para facilitar o acesso da população que realmente precisa afirmou o prefeito Gustavo Fruet, que acompanhou as atividades na Escola Pró-Morar.Barigui. Duranteo dia, a Caixa Econômica Federal ofereceu a confecção de CPF e informações sobre empréstimos e financiamentos. Os interessados também puderam solicitar a emissão de RG e obter o protocolo para a Carteira de Trabalho pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

O adolescente Lucas Gabriel Oliveira Martins, morador da Vila Rose, foi até o evento na companhia da mãe, Ivani Oliveira Martins. Lucas deu entrada no processo para aquisição da carteira de trabalho. Quando estiver com a carteira em mãos, além de estudar vou trabalhar para ajudar nas contas de casa , disse o aluno da Escola Arlindo Carvalho de Amorim.

A Secretaria Municipal de Saúde fez exames preventivos contra o câncer de colo do útero e mama e orientações sobre planejamento familiar e para a prevenção de câncer bucal. A dona de casa, Lucinéia Aparecida do Nascimento, moradora da Vila Barigui e mãe de um menino de 10 meses de idade, aproveitou para fazer uma avaliação da saúde bucal. É ótimo ter esses serviços durante o fim de semana. Só consegui estar aqui porque hoje o meu marido está em casa e ficou cuidando do nosso filho. Durante a semana não consigo realizar esses exames por não ter com quem deixar meu filho.

As secretarias municipais do Abastecimento, da Mulher, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Esporte, Lazer e Juventude, a Fundação Cultural de Curitiba e a Fundação de Ação Social também participaram das atividades oferecendo palestras sobre prevenção ao uso de drogas, educação para o trânsito, atividades artísticas, físicas e culturais, informações sobre direitos da mulher, empregabilidade e recreação infantil

Para a coordenadora da consultoria jurídica oferecida ao público, a desembargadora Joeci Machado de Camargo, o Projeto Justiça no Bairro é a prova de que a união faz a força. Neste projeto trabalham juntos todos os poderes em sintonia com empresas pública e privadas, a sociedade civil para facilitar o acesso a serviços para população em situação de vulnerabilidade social. A consultoria jurídica contou com o trabalho voluntário de estudantes de direito das faculdades Uniandrade, FAE, PUC-PR, Estácio, Santa Cruz e equipes do Instituto Roberto Bosch.