A formação e o desenvolvimento de colaboradores têm conquistado espaço nas organizações como questão estratégica. Assim, dedicar atenção especial ao ensino em alguns segmentos já se transformou em uma necessidade. É o caso do atacado de autosserviço. Em plena expansão, o Assaí Atacadista, braço de atacado do Grupo Pão de Açúcar, quase dobrou seu quadro de funcionários desde 2012, quando iniciou seu plano de abertura de novas lojas. Em dois anos a rede saiu de um quadro de 8 mil colaboradores para mais de 14 mil. Devido a este cenário e para crescer de forma sustentável, a rede criou em agosto de 2013, a Universidade Assaí, com conceito de educação corporativa e que tem como desafios oferecer capacitação profissional específica para esse mercado, por meio de cursos de formação e desenvolvimento com foco no seu modelo de negócio.


Participação no desenvolvimento

Em um ano, foram realizadas aproximadamente 643 mil horas de treinamentos. Só no Paraná já foram mais de 15  mil horas. Um dos beneficiados com a Universidade foi o subgerente, Marcos Chaves, que agora é o primeiro do Estado a participar do programa Aprende Mais. Com o objetivo de incentivar e oferecer meios que possibilitem aos colaboradores e seus familiares dar continuidade aos estudos básicos e acadêmicos, o programa visa apoiar o desenvolvimento de todos, ampliando seus conhecimentos, habilidades, competências e seu potencial de carreira e atuação. Uma das opções é a graduação, resultado da parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, que tem o objetivo de formar o colaborador em Tecnólogo em Processos Gerenciais. Já estava nos meus planos iniciar um curso superior, mas sem a ajuda deste projeto seria muito complicado. Eu gastaria quatro vezes mais, além do tempo necessário para a conclusão, que iria comprometer minha convivência com a família, ou seja, minha qualidade de vida, conta Chaves. Totalmente voltada para teoria e práticas em Processos Gerenciais, a graduação possui duração de dois anos e conta com temas interdisciplinares voltados para o negócio de atacado de autosserviço. A primeira turma é formada por 64 colaboradores. Todos eles já prestaram vestibular na Anhembi Morumbi e foram aprovados. As aulas serão realizadas 100% on-line e o Assaí irá arcar com 70% do valor do curso.


Oportunidades para todos

O programa ainda oferece aulas de formação escolar básica. Realizados em parceria com a empresa Supletivo Virtual, o Aprende Mais oferece aulas para o ensino fundamental e médio, além de preparatórios pré-vestibular. Para a formação escolar básica, todos os colaboradores do Assaí e familiares diretos (pai, mãe, cônjuge, filhos e irmãos) podem participar. Todos os custos envolvendo matrícula e mensalidades são pagos pelo Assaí. Temos repositores, operadores de caixa e pessoas de vários setores da loja que junto com seus familiares já garantiram a participação no projeto. Isso é fundamental, não apenas como um diferencial de mercado, mas para que toda a equipe tenha uma boa base sem precisar comprometer a renda, destaca o subgerente da rede.


Curtas
* A SOFHAR Gestão&Tecnologia comemora nesta terça-feira 28 anos de atuação no mercado em TI, com destaque para suas parcerias com empresas de destaque no mercado como Microsoft, Symantec, LANDesk e OutSystems.

*  Faça do seu alimento o seu medicamento. Com este pensamento, os irmãos William e Wagner Spirandelli lançaram a loja Curitiba Natural no bairro Água Verde. Produtos como granola, cereais, diet, light, sem glúten e complementos alimentares são encontrados em qualidade superior. A escolha do bairro foi relevante, além de moradores praticantes de hábitos saudáveis, é considerado o de maior consumo sustentável e adensamento em Curitiba. Facebook.com/curitiba.natural. Rua Castro, 260-Loja 03- Tel:3154-3017

* A Redirect Digital Marketing concebeu campanha para o Instituto Zeca Muggiati com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a Síndrome X Frágil, uma das principais causas de deficiência intelectual, pouco estudada e divulgada no Brasil.

* O 8º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável está com inscrições abertas. Promovida pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), a premiação reconhece inciativas sustentáveis de empresas, comunidade e estudantes de todo o Brasil. Informações: www.isaebrasil.com.br/premio


Frase:

 Criatividade é a inteligência se divertindo
(Albert Einstein)