SÃO PAULO, SP – Parte dos ônibus não estão circulando na cidade de Mauá desde a tarde desta quinta-feira (28) por conta de uma paralisação de motoristas e cobradores. Linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que atendem quatro cidades da região metropolitana, também estão sendo afetadas.
Segundo a Prefeitura de Mauá, a paralisação é feita por trabalhadores da Viação Cidade de Mauá que afirmam não ter recebido pagamento das verbas rescisórias. Trabalhadores da Eaosa (Empresa Auto Ônibus Santo André), que pertencem ao mesmo proprietário, também pararam em apoio.
Com a paralisação da Eaosa, 12 linhas da EMTU também estão com a circulação interrompida. Segundo a empresa, elas atendem em torno de 10 mil pessoas todos os dias, nas cidades de São Paulo, Mauá, Santo André e São Caetano. A prefeitura afirmou que as linhas municipais têm, por dia, em torno de 100 mil e 120 mil passageiros.
Os trabalhadores das duas empresa já tinham feito uma outra paralisação no último dia 11 pelo mesmo motivo. A reportagem tentou contato com a empresa, por telefone, mas ninguém foi encontrado para comentar a paralisação.