SÃO PAULO, SP – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatizou nesta quinta-feira (28) que a política monetária está sendo afrouxada para estimular o crédito para consumo e produção.
“A política monetária contracionista foi eficaz no combate a inflação. Com a inflação controlada, está se iniciando um processo de descompressão dessa política”, disse o ministro.
Entre o final de julho e agosto, o Banco Central anunciou diversas medidas com potencial para a liberação de crédito de até R$ 75 bilhões para o consumo e produção.
Mantega também reafirmou seu otimismo perante a economia do país no segundo semestre.
“Nossa política anticíclica fez a diferença”, afirmou. “Neste momento, deve se iniciar um novo ciclo de crescimento.”
Nesta sexta-feira (29), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicará o Produtos Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre deste ano.
Algumas previsões apontam para uma recessão do país no primeiro semestre. Uma revisão negativa do PIB no primeiro trimestre e uma queda da atividade do segundo levariam a essa situação.
“Não estamos em crise. Que crise é essa que atrai mais de US$ 60 bilhões de investimentos estrangeiro ao ano, pelo menos nos últimos quatro anos, que a bolsa tem mais de seis meses seguidos de valorização, e onde há uma estabilidade cambial”, ironizou o ministro.