SÃO PAULO, SP – Motoristas e cobradores de ônibus encerraram no início da tarde desta sexta-feira (29) a paralisação iniciada na quinta, na Grande São Paulo. Ao todo, foram afetadas 17 linhas municipais e 12 intermunicipais, segundo a prefeitura de Mauá e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

A paralisação atingiu as garagens da Viação Cidade de Mauá e Eaosa (Empresa Auto Ônibus Santo André), que pertencem ao mesmo proprietário. Também houve um piquete em frente à garagem da Suzantur, no Jardim Zaira, que impediu a saída dos ônibus da empresa, responsável por outras 32 linhas na cidade de Mauá.

Segundo o sindicato da categoria, a paralisação ocorreu devido à falta de pagamento de verbas rescisórias de funcionários da Viação Cidade de Mauá e Eaosa. A prefeitura da cidade afirmou em nota que houve uma reunião e o dono das empresas se comprometeu a pagar 50 homologações ainda nesta sexta e as 79 restantes na segunda-feira (1º).

A prefeitura afirmou que as linhas municipais têm, por dia, em torno de 100 mil e 120 mil passageiros. Já as linhas da EMTU que pararam são responsáveis pelo transporte de cerca de 10 mil pessoas por dia.