A unidade de saúde União das Vilas, no São Braz, recebeu nesta segunda-feira (1º) equipamentos e aparelhos que vão melhorar a capacidade de atendimento no local. A entrega é a primeira de uma série que acontecerá ao longo dos próximos dias em todas as unidades do Distrito Sanitário de Santa Felicidade, como parte de um investimento de R$ 2,6 milhões em equipamentos para toda a rede de unidades de Curitiba.

São macas ginecológicas, balanças digitais, espirômetro, eletrocauterizador, fotopolimerizador, geladeiras, detector cardíaco fetal, entre outros materiais. A finalidade é fortalecer a atenção básica à saúde, tornar o atendimento mais ágil e qualificar as unidades de saúde para realizar procedimentos que hoje não fazem.

Desde julho, a Secretaria Municipal da Saúde vem intensificando a modernização das 109 unidades de saúde de Curitiba, com equipamentos adquiridos por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano e emendas parlamentares. O investimento total é de R$ 2,6 milhões.

Este investimento faz parte de um trabalho de fortalecimento da atenção básica realmente resolutiva e acolhedora. Temos investido para que nossas equipes recebam, além de equipamentos, formação, disse o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressaltando os efeitos positivos que cursos de capacitação e educação continuada têm gerado entre os trabalhadores da saúde.

O diretor de atenção primária da Secretaria, Paulo Poli, chamou atenção para o foco da gestão municipal na área. De cada 100 situações em que a população procura a rede de saúde, é possível que a unidade resolva 95. Os novos equipamentos reforçam essa característica do sistema. Com o eletrocauterizador, por exemplo, a unidade ganha a possibilidade de fazer pequenas cirurgias sem a necessidade de encaminhamento a outros locais ou ambulatórios”, afirma.

Recebemos equipamentos fundamentais para agilizar o atendimento, e a escolha da unidade de saúde União das Vilas, primeira a participar do Programa Requalifica, como ponto de partida para as entregas em nosso distrito é emblemática, afirmou Viviane Sutile, diretora do Distrito Sanitário de Santa Felicidade, citando o programa do Ministério da Saúde que tem por objetivo a modernização da estrutura das unidades de saúde.

Um dos novos aparelhos já em operação na US União das Vilas é o eletrocardiograma. Antes da aquisição, a unidade dependia de um equipamento que circula entre outros pontos da rede de atenção básica. Desde então, a US pode realizar regularmente até 5 mil eletrocardiogramas por ano. Além de facilitar a realização dos procedimentos, poderemos reduzir filas em determinados exames, explicou Jomali Ferro Maestrelli, coordenadora da US União das Vilas.