MARIANA BASTOS
GRANADA, ESPANHA – A grande surpresa do Mundial vem da África. No domingo (31), o Senegal surpreendeu ao conquistar sua segunda vitória consecutiva na competição, batendo a Croácia por 77 a 75 em Sevilha.
Enquanto a seleção senegalesa ocupa uma modesta 41ª posição no ranking mundial da Fiba (a federação internacional de basquete), os croatas estão em 16º da lista.
No dia anterior, os africanos já haviam derrotado Porto Rico no grupo B, conseguindo seu primeiro triunfo num Mundial depois de 16 anos, quando venceram a Coreia do Sul.
“Isso é histórico. Brincávamos sobre a possibilidade de vir aqui para tentar fazer história, mas tínhamos em mente que podíamos fazer algo assim”, afirmou o pivô Hamady Ndiaye, um dos cinco jogadores da seleção senegalesa que atuam nos EUA.
A principal estrela é Gorgui Dieng. O pivô, que atua no Minnesota Timberwolves, anotou 27 pontos, oito rebotes e três assistências contra os croatas.
Pode ser que Senegal enfrente o Brasil nas oitavas de final. Os quatro classificados do grupo B enfrentarão a chave A, da qual a seleção brasileira faz parte, na próxima fase do torneio.