O mês de setembro é dedicado às bicicletas em Curitiba. Desde o final da semana passada, o movimento de ciclistas da Capital iniciaram as atividades do 8º festival Arte, Bicicleta e Mobilidade (Artebicimob). O festival promove ao longo do mês ações na cidade para despertar a questão de espaço e ciclomobilidade. O primeiro evento do Artebicimob deste ano foi o desafio intermodal, na sexta-feira passada, vencida por uma bicicleta elétrica seguida de duas bikes.

Praticamente em todos os dias de setembro está agendado algum evento em Curitiba, entre exposições, palestras, debates, ações nas ruas, passeios, aulas orientadas, entre outras. Os principais eventos, contudo, acontecem no dia 22, uma segunda-feira que marca também o Dia Mundial Sem Carro. Neste dia, será inaugurada a Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco, uma ação inédita em que a Prefeitura e o movimento ciclista montaram uma praça em conjunto. A Prefeitura cedeu o espaço e os ciclistas trabalharam na construção.
Também neste dia está marcada a Marcha das Bicicletas, que pretende reunir — simbolicamente — 2014 bikes, que partem da Praça recém inaugurada em direção ao Centro Cívico. A concentração começa às 17 hors, também como parte das comemorações da abertura oficial do logradouro, e partida às 19 horas. No ano passado a marcha contou com pouco mais de 300 participantes — a chuva e o frio no dia atrapalharam.

Outras ações — Hoje, o Artebicimob exibe um filme que discute a reciclagem. Amanhã, acontece o Pedala Boa Vista Especial, com o Pedal Norte Curitiba a partir das 19h30 no Parque Bacacheri, num percursos de 15 quilômetros.
Na sexta-feira tem palestra sobre trânsito e a abertura de exposição Design e Protótipos para Bike, em parceria com o curso de Design da PUC-PR, na Bicicletaria Cultural, na Presidente Faria. No sábado o desafio é para os mais experientes. Os ciclistas promovem a Descida da Graciosa com Lua Cheia.