As corridas de touros são eventos populares na Espanha que atraem turistas do mundo todo, mas a cidade de Mataelpino fez diferente este anos. Após diversas manifestações de ativistas dos Direitos Animais, a última festa na região não contou com a presença de touros. Ao invés dos bichos, grandes bolas de isopor percorreram as ruas da cidade perseguindo os participantes.

As críticas contra o uso de touros na festa se deve ao perrigo da corrida, que traz riscos tanto para touros quanto para moradores e turistas. A principal reclamação dos ativistas é sobre a crueldade com os bichos que ficam com medo, desnorteados e acabam feridos.

Para evitar protestos, as autoridades locais da cidade procuraram uma alternativa para manter o festival e acabar com os maus tratos. Os touros foram substituídos imensas bolas de poliestireno (isopor) que desceram ladeira abaixo em direção à velha praça da cidade.

Com a novidade, crianças puderam participar da celebração, o que no método antigo não era permitido. Pesando 125 kg, algumas bolas mantiveram a dificuldade da tradição, mas sem trazer riscos graves para touros e humanos.