Um olhar privilegiado que permite observar com detalhes estruturas não visíveis a olho nu do maior órgão do corpo humano, a pele, é o que chama a atenção para a exposição denominada Muito Além da Pele, que será aberta ao público, em Curitiba, a partir de hoje. São mais de 30 imagens fotografadas pela dermatopatologista Dra. Betina Werner. A obtenção destas imagens ampliadas em até 400 vezes se deu por meio de uma máquina fotográfica especial acoplada a um microscópio. Embora os meus olhos detectem algum tipo de doença de pele como carcinoma, melanoma, ceratose seborreica, molusco contagioso, dermatofibroma e tantos outros, ao examinar as lâminas, consigo ver beleza na disfunção a ponto de propor esta exposição, conta a doutora, que há 13 anos é especialista na análise microscópica de biópsias de pele.

A seleção das imagens foi feita durante o último ano de trabalho e teve como principal critério eleger o que fosse agradável aos olhos. De acordo com a médica não houve nenhum tipo de interferência nas fotos, a não ser em sua composição, ou seja, sua tarefa foi decidir o que e como enquadrar. Outro fator que é necessário para a qualidade das imagens, de acordo com a médica, é uma técnica perfeita dos cortes histológicos realizados pelo biotecnólogo e histotécnico, André Alex Antunes, com quem trabalha. Por serem finíssimos, os tecidos são corados para permitir sua observação ao microscópio, por isso as imagens apresentadas estão nos tons azul púrpura, vermelho e rosa. A partir destas cores é que se torna possível distinguir os diversos componentes das células. Hematoxilina e eosina são os corantes usados para este fim, abreviadamente denominados H&E.

Além da reprodução fotográfica ampliada de objetos microscópicos a exposição conta com a interferência artística do médico patologista iraniano radicado nos EUA, Mehdi Nassiri. Inspirado nas fotomicrografias da colega, Nassiri, que tem como hobby, as artes plásticas, criou imagens gráficas sobre o tema. Suas obras trouxeram como resultado para a exposição um universo colorido e dinâmico.

Muito Além da Pele propõe um diálogo entre a ciência e a arte e faz um convite, a partir de um mergulho profundo no ser humano, ao encantamento.

Sobre a Dra. Betina Werner — Dermatopatologista, responsável pelo Centro de Patologia Dapele, o único laboratório exclusivamente dedicado à Dermatopatologia, em Curitiba. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização/residência médica em Anatomia Patológica pela mesma universidade, fez aperfeiçoamento em Patologia Cirúrgica no Departamento de Patologia do Jackson Memorial Hospital, Universidade de Miami, mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela UFPR, com concentração em Patologia Cirúrgica, e doutorado na mesma instituição, em Saúde da Criança e do Adolescente, com concentração em Dermatopatologia.
 
SERVIÇO
Exposição Muito Além da Pele
Quando: de 09 de setembro a 13 de novembro (somente as terças e quintas), das 14 às 18 horas.
Onde: Centro de Patologia Dapele (Rua Tomazina, 363 – sobreloja.
Bairro: Ahú
Entrada Franca
Informações: 3024-3620.