A Prefeitura organiza a segunda edição do Hackathon Curitiba entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As inscrições para a competição, que nesta edição terá como novidades uma maratona de negócios e um reality show, estão abertas para participantes de todo o Brasil e podem ser feitas no site curitiba.pr.gov.br/hackathon até o dia 23 de setembro.
O Hackathon Curitiba é realizado em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e conta com o apoio da PUCPR e do Sebrae. Além disso, o programa de hackathons da cidade fomenta o empreendedorismo jovem no setor de aplicativos para dispositivos móveis e está incorporado ao Portal do Futuro, programa da Prefeitura para desenvolver o protagonismo juvenil.
Os primeiros hackathons aconteceram no final da década de 1990, nos Estados Unidos, e nos últimos anos ganharam o mundo. No Brasil, os órgãos públicos encontraram nesse tipo de evento uma forma de dar transparência aos seus dados e trabalhar em conjunto com a população na melhoria da gestão. A Câmara dos Deputados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), além de governos estaduais, prefeituras e câmaras municipais promovem maratonas. Eventos de tecnologia, como a Campus Party e o Brazilian Applications Seminar (Brapps), também organizam competições.

Primeira — Em Curitiba, a primeira edição do Hackathon aconteceu em maio deste ano, e reuniu 23 equipes, sendo que 17 conseguiram entregar o produto proposto ao fim de 32 horas ininterruptas de trabalho. Os vencedores de categoria foram premiados com pré-incubação na Agência PUC de Inovação, um ano de acompanhamento e formação (mentoring) pelo Sebrae-PR e 15 bolsas de pós-graduação da UP. Os vencedores também forma convidados a demonstrar suas ideias para o grupo de investidores do Comitê Internacional de Inovação da Fiep e poderão receber até R$ 500 mil em investimento por projeto.
Ainda neste ano serão realizadas outras edições do Hackathon voltadas para as empresas nascentes (startups), estudantes do ensino médio e um evento reunindo os vencedores das rodadas anteriores.
Novidades — Entre as novidades está uma maratona de negócios que será realizada em uma casa de vidro, ao estilo de um reality show. Essa etapa poderá ser acompanhada por torcidas e curiosos e será transmitida pela internet.
Até 50 equipes de startups participarão de uma maratona de 36 horas ininterruptas de programação, seguida de uma maratona de negócios de 120 horas. No final, três delas sairão vencedoras e terão a chance de expor suas capacidades empreendedoras para investidores e formadores de opinião.

Como será
Durante o final de semana dos dias 27 e 28, os competidores escolherão um dos temas indicados pela organização e desenvolverão suas ideias para protótipos de aplicativos móveis. Após 36 horas de programação, as 18 equipes mais bem avaliadas pelos juízes passarão para a próxima fase

Na segunda-feira, os participantes se reunirão na Arena Digital da PUC-PR para defender suas ideias diante de três candidatos a fundos de investimentos e ecossistemas de inovação (padrinhos), que adotarão três projetos cada

A partir daí começa a maratona de negócios, que será realizada em uma casa de vidro de 200 metros quadrados construída no campus da PUC-PR. Durante cinco dias, as nove equipes farão o trabalho de estruturação dos produtos e das startups

As atividades na casa de vidro se encerrarão no dia 3 de outubro, sendo que no sábado as nove equipes apresentarão seus trabalhos para um comitê. Cada padrinho terá uma equipe escolhida como vencedora da competição