Começa hoje o 1º Bonecos em Curitiba, festival organizado pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) com apoio do Teatro Guaíra, O Boticario e da Aliança Francesa. Haverá espetáculos de 25 companhias teatrais de Curitiba e um grupo francês, a Cia. Guignol de Lyon, que faz a abertura do evento.

Até o dia 28 deste mês de setembro, peças com marionetes, fantoches, manipulação direta e sombras desfilarão pelos palcos do Teatro José Maria Santos, Teatro Dr. Botica e pelo hall da Biblioteca Pública do Paraná. Na abertura, às 15 horas, na Biblioteca, a Cia Guignol apresenta o espetáculo O Pote de Geleia, um clássico da técnica de bonecos de luva tradicional da França.

A proposta do festival é levar ao público os espetáculos de teatro de bonecos produzidos na cidade, seus variados temas, técnicas e propostas, explica o vice-presidente da APRTB, Evaldo Barros.

SERVIÇO
de 15 a 28/09/2014
Locais: Teatro José Maria Santos, Teatro Dr. Botica, Biblioteca Pública do PR
Preço dos ingressos: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia)


A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Dia 15/09 – 2ª feira – Abertura
15h – Le pot de confiture – Cia Guignol de Lyon (França)
Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Guignol é um servente que está prestes a ser demitido pelo sr. Cassandre, pai do Octave. Infelizmente para o Octave, Guignol foi indicado pela sua vizinha, a charmosa Emilie, e se esta souber que seu servente preferido corre o risco de perder o seu emprego, não vai mais casar com Octave, mesmo ele sendo tão apaixonado por ela.

Dia 16/09 – 3ª feira
15h – A Cigarra e a Formiga – Cia Ti Biri Bão Teatro de Bonecos
Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Livre adaptação da fábula de Esopo contada há milênios. Cada um dos seres vivem alegremente na natureza: a formiga, a lagarta, o grilo, o vaga-lume, a abelha, a borboleta e a cigarra. Quando chega o inverno, a cigarra pede abrigo a formiga, que nega.

Dia 17/09 – 4ª feira
15h – Zac e a Máquina do Tempo – Cia Sérgio Dal´giorno
Teatro de Bonecos Dr. Botica
Zac é um garoto irrequieto e inteligente. Um dia ele entra no laboratório do Professor, que acaba de criar a máquina do tempo.
 
20h – Teatro que História É Essa? – Cia Teatro Filhos da Lua
Teatro José Maria Santos
Espetáculo sobre a história e a paixão humana pelo teatro. Por meio dos personagens Aristides e Brunholo, moradores de rua, a dramaturgia cria um contraponto entre a fantasia e o rigor cotidiano.

Dia 18/09 – 5ª feira
15h – O Sumiço das Flores – Cia Substrato Cênico
Teatro de Bonecos Dr. Botica
História do cavalo Pocotó e seu amor e cuidado pelo lindo campo de flores que atravessa quando vai pro trabalho. Um dia, ele se depara com o campo vazio! O que será que aconteceu? Nesta brincadeira, nosso personagem e o público tentam desvendar o mistério e descobrir o responsável.

20h – Baé – Grupo Mundaréu
Teatro José Maria Santos
O espetáculo apresenta cinco contos: Baé, o pescador, que sai pelo mundo contando a vida; O Sapo e seu rio, poesia e teatro de sombra tratando das relações do homem com a natureza; A Velha Fiá, canção popular que narra a luta do poder e do tempo; Os Três Fios de Ouro do Cabelo do Gigante, que conta as batalhas de um menino em busca da felicidade e do amor; e A Florista, canção de amor entre uma florista e seu pretendente.

Dia 19/09 – 6ª feira
15h – O Saci e a Pipa – Cia Bicho Carpinteiro
Teatro de Bonecos Dr. Botica
O espetáculo infantil conta as aventuras do Saci, uma criatura travessa e muito brincalhona que se diverte com animais e pessoas, mas acaba criando muitas confusões com uma pipa. Tudo converge para o resgate de um dos mitos do folclore nacional e do brinquedo tradicional e artesanal.

20h – Z – As imagens são palavras que sumiram – Luciane Figueiredo
Teatro José Maria Santos
A história acontece em um momento inventado, antes da palavra falada. Sem palavras, conta as aventuras de uma menina que cria um menino a partir do seu desejo e de um coração. E as desventuras de um menino em suas batalhas.

Dia 20/09 – Sábado
16h – Ludicamente – Grupo Merengue
Teatro José Maria Santos
Num clima circense, a partir de uma sugestão que teria sido deixada numa carta, Ludicamente fala da possibilidade que cada um tem de fazer seu próprio circo, acertando e errando como no circo da vida. Uma atriz com seus bonecos, sombras e formas animadas procura atingir o objetivo com poesia e humor.
 
19h às 20h– A Sala de Banho – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos
Em sua Sala de Banho a personagem A Bonita, figura elegante e misteriosa, compartilha com o espectador seus pequenos prazeres. Espetáculo de lambe-lambe com duração de quatro minutos para um espectador por sessão.

20h – O Cirandeiro – Cia Almazém de Teatro de Bonecos
Teatro José Maria Santos
Espetáculo de bonecos destinado a crianças de todas as idades. Cantar, brincar de roda, de roda cotia, cirandar…Um ator e seu violão, apoiado em situações desenvolvidas ludicamente através do teatro de animação, criam situações inesperadas e às vezes inusitadas, que deleitam grandes e pequenos.

Dia 21/09 – Domingo
11h – Na Fazenda das Meias – Anima Teatro de Bonecos
Teatro José Maria Santos
O espetáculo traz uma divertida história apresentada com bonecos feitos de meias e materiais recicláveis, num cenário poético. A história enfatiza o valor da amizade e das brincadeiras infantis, leva a criança a uma identificação com seu universo e a redescoberta do seu cotidiano.

16h – Tempo de se cuidar – Cia Sonora
Teatro José Maria Santos
O texto conta a história de dois personagens: Gengibre e Pimenta, irmãos clows, catadores de materiais recicláveis, que no seu cotidiano seco, pesado e sofrido, não deixam de ter desejos, sonhos, coragem e imaginação. E é com esta imaginação que eles criam com o teatro de bonecos um mundo fictício e lírico: o fundo do mar.

19h às 20h – A Sala de Banho – Trágica Cia de Arte
Hall do Teatro José Maria Santos

20h – Irmãos Zulus – Cia Karagozwk
Teatro José Maria Santos
Malandela pede ao seu pai para seguir a trilha de seus irmãos que tinham partido há muitas luas em busca de fortuna. Depois de muito procurar, Malandela os encontra, e juntos, continuaram a jornada. No caminho encontram um reino muito estranho. Um feitiço havia transformado todos os habitantes em pedras. O velho ancião conta que toda a vida do reino poderia ser salva caso os Irmãos Zulus realizassem três tarefas.