Curitiba amanheceu abafada nesta segunda-feira, 15,. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 17,6°C. Os curitibanos tiveram a madrugada mais quente do inverno e em meados de abril. Mas uma frente fria muda o clima já nesta tarde. 

Essa frente fria provoca muitas nuvens e chuva sobre o Paraná e também traz o ar polar que vai provocar a queda dos termômetros em Curitiba. Uma forte queda da temperatura ocorre ja nesta madrugada de terça-feira (16), que poderá amanhecer com menos de 10°C.

O ar polar já está sendo sentindo no oeste do Paraná. Em Foz do Iguaçu, a temperatura às 11 horas no aeroporto local era de 18°C. No domingo, 14, a esta hora o calor era de 31°C. O fim de semana foi muito quente, com temperatura em torno dos 29°C à tarde.

Pela medição do Inmet, a temperatura mínima observada nesta segunda-feira, 15, foi a mais elevada desde o início do inverno, em 21 de junho, e também a mais alta desde o dia 12 de abril, quando a mínima foi de 18,7°C.

O calor da madrugada pode ser explicado pelos ventos quentes que sopraram sobre a região durante todo o domingo e pela nebulosidade que se espalhou sobre a cidade retendo o calor. As nuvens fizeram o papel de um cobertor evitando que o calor se perdesse para o espaço.