SÃO PAULO, SP – O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol) e futuro mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, ganhou uma ação movida por danos morais contra o deputado Romário. Em julho deste ano, um dia depois da derrota da seleção brasileira para a Alemanha, por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo, o ex-jogador afirmara que tanto Del Nero como José Maria Marin, atual presidente da CBF, mereciam “estar na cadeia”. O deputado terá que pagar uma indenização de R$ 20 mil.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Romário informou que ainda não tomou conhecimento da decisão. No dia 9 de julho, Romário postou um longo texto com críticas à CBF em sua conta no Facebook.

“O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa? Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia”, afirmou o deputado.

Romário ainda comparou os jogadores alemães a sete deputados que, segundo ele, impediram a instalação da CPI no Congresso e a votação de um projeto que obriga a CBF a contribuir com alíquota de 5% nas receitas de comercialização de produtos e serviços relacionados ao futebol brasileiro.

Na ocasião, o deputado afirmou ainda que o legado da Copa ao país serão estádio superfaturados. “Essa será a taça da vergonha”, disse. Ao falar que a Alemanha foi superior em campo, Romário afirmou que a “vitória histórica” não foi imaginada nem pelos maiores críticos do futebol brasileiro.