A ministra Miriam Belchior (Planejamento) afirmou, em coletiva de imprensa neste sábado (20), que o governo só vai adotar providências a respeito do “erro gravíssimo” cometido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) após a conclusão de uma sindicância que trabalhará por 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período. “Criamos uma comissão de sindicância, tem um prazo para analisar e estabelecer a recomendação ao governo. Só depois disso, o governo tomará qualquer providência. Gostaria de não fazer juízos antecipadamente”, disse a ministra quando questionada sobre a permanência da atual presidente do instituto, Wasmália Bivar.

Belchior afirmou que a rápida correção “não apaga o erro, que de fato é gravíssimo”, mas mostrou transparência do instituto –que foi alertado, após a divulgação dos primeiros dados, por setores que consideraram os dados inconsistentes. Nesta sexta-feira (19), o IBGE retificou uma série de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que haviam sido divulgados no dia anterior.

Foram corrigidos, por exemplo, o índice de Gini do trabalho, que mede a distribuição de rendimentos do trabalho. A taxa corrigida ficou em 0,495 em vez de 0,498; em 2012, como comparação, o índice foi 0,496 (quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade). Outra correção feita foi em relação à estimativa de alta da renda do trabalho. Na quinta, foi divulgado um aumento de 5,7%, percentual que agora cai para 3,8%.

O próprio IBGE classificou como um erro grave a divulgação de dados incorretos, calculados com base em projeções erradas de sete Estados. A ministra disse que a presidente Dilma Rousseff foi alertada sobre o erro, nesta sexta, antes de viajar para o Rio de Janeiro e que reagiu com perplexidade frente “a um erro tão básico”. Belchior já havia concedido uma coletiva, na noite de sexta, em que anunciava as ações do governo para apuração do erro do IBGE. Na noite desta sexta-feira (19), ela disse que o governo federal estava “chocado” com o erro cometido pelo instituto. Questionada sobre eventual demissão da presidente do instituto, Wasmália Bivar, Belchior preferiu não se posicionar. O IBGE é uma entidade vinculada ao Planejamento.