O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro, nessa quarta-feira à noite (dia 24), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ficou em 18º lugar, com 23 pontos, dentro da zona de rebaixamento. O time mineiro lidera com folga, com 52 pontos.

Clique aqui para ver fotos do jogo.

O jogo foi marcado por duas polêmicas. O Coritiba reclamou de pênalti marcado a favor do Cruzeiro no primeiro tempo. E protestou pela não marcação de penalidade, em lance semelhante, de Ceará em Zé Love, aos 45 minutos do segundo tempo. Logo após o apito final, o árbitro foi cercado por jogadores do Coxa, que estavam revoltados. Fomos lá conversar com ele sobre isso. Esse pênalti prejudicou nossa equipe, contou o zagueiro Leandro Almeida.

Os desfalques do Coritiba no jogo eram o zagueiro Welinton, lesionado, o meia-armador Robinho, suspenso, e o meia-atacante Elber, vetado por cláusula contratual. O Cruzeiro não tinha o meia-atacante Alisson.

O Coritiba começou no esquema tático 4-3-1-2, com três volantes e Alex como meia ofensivo. No ataquel, Joel ficava aberto na direita e Zé Love, na esquerda. O Cruzeiro veio no seu tradicional 4-2-3-1.

O jogo começou com gol e polêmica. Germano derrubou Nilton na área. O árbitro marcou pênalti. A torcida do Coritiba protestou. Marcelo Moreno cobrou e fez 1 a 0. Ele chegou a 11 gols no Brasileirão – artilheiro isolado da competição.

O time da casa não conseguiu reagir e pouco atacou. O Cruzeiro também não se arriscou muito e esperou falhas para contra-atacar. O segundo gol do time mineiro saiu aos 39 minutos. Após contra-ataque, a bola chegou na área para Everton Ribeiro. Ele chutou duas vezes (Vanderlei defendeu a primeira) e fez 2 a 0.

O que aconteceu foi simples: não criamos nada e tomamos os gols, lamentou o volante Hélder. Já Germano afirmou que não cometeu pênalti. Foi lance normal. Contato normal dentro da área, declarou.

O primeiro tempo terminou com 53% de posse de bola para o Cruzeiro, que finalizou sete vezes (quatro certas). O Coxa finalizou duas vezes (ambas para fora).

No intervalo, Germano saiu e o meia-atacante Martinuccio entrou. O Coxa passou a atacar mais, mas o Cruzeiro teve muito espaço para contra-atacar. Aos 14, Rosinei saiu lesionado e Marquinhos Santos partiu para uma tática kamikaze, colocando o meia-atacante Geraldo. O time da casa desmontou o sistema defensivo e partiu com tudo para o ataque. Aos 16 minutos, Alex cobrou falta e lançou para a área. Zé Love tentou o cabeceio para trás. Martinuccio pegou o rebote e fuzilou, diminuíndo para 2 a 1.

O jogo seguiu aberto, com chances para os dois lados. E, aos 45, Zé Love foi derrubado na área por Ceará. O árbitro não marcou pênalti.

A partida terminou com 52% de posse de bola para o Cruzeiro, que teve 12 finalizações (cinco certas). O Coxa finalizou nove vezes (quatro certas).

Carlinhos e Germano levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos para o jogo de domingo, contra o Internacional, em Porto Alegre.

CORITIBA 1 x 2 CRUZEIRO
Coritiba: Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Germano (Martinuccio), Rosinei (Geraldo) e Alex; Zé Love e Joel. Técnico: Marquinhos Santos
Cruzeiro: Fabio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio; Henrique, Nilton, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart (Marlone) e Willian; Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Marcelo Moreno (7-1º), Everton Ribeiro (39-1º), Martinuccio (16-2º),
Cartões amarelos: Germano, Alex, Carlinhos, Zé Love (Cox). Willian, Dedé (Cru)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Público: 9.521 pagantes (11.928 total)
Renda: R$ 171.099
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Escanteio. Germano dá uma gravata em Nilton na área. Pênalti.
7 – Gol do Cruzeiro. Marcelo Moreno bate no cantinho. Vanderlei não alcança.
15 – Carlinhos cruza rasteiro. Alex ajeita e Helder chuta sobre o gol.
19 – Everton Ribeiro cruza. Ricardo Goulart cabeceia no alto. Vanderlei segura.
23 – Hélder chuta de longe e acerta o cantinho. Fábio espalma.
33 – Nilton lança. Willian entra em velocidade, limpa Leandro Almeida e chuta da meia-lua. Vanderlei defende no canto.
39 – Gol do Cruzeiro. Contra-ataque. Ceará cruza da direita. Rosinei fura na área. Everton Ribeiro fica livre e chuta. Vanderlei espalma. O mesmo jogador pega o rebote e chuta para o gol vazio.
46 – Marcelo Moreno recebe na área, mas erra a finalização.

Segundo tempo
9 – Joel sai da marcação de dois e chuta de fora da área. A bola vai ao lado do gol.
16 – Gol do Coritiba. Alex cobra falta e lança para a área. Zé Love tenta o cabeceio para trás. Martinuccio pega o rebote e fuzila.
21 – Contra-ataque. Marcelo Moreno toca para Ricardo Goulart, na área. Ele chuta perto, ao lado.
22 – Martinuccio chuta de longe. Fábio segura no centro.
33 – Carlinhos cruza. Zé Love salta a cabeceia no alto. Fábio faz grande defesa.
37 – Falta no meio-campo. Alex lança para a área. Leandro Almeida cabeceia sobre o gol.
43 – Marcelo Moreno recebe bom passe e chuta forte. Vanderlei espalma. O atacante tenta de novo e manda para fora.
45 – Zé Love é agarrado por Ceará dentro da área, cai e pede pênalti.