O atendimento eletivo em hospitais filantrópicos e Santas Casas de Apucarana, Londrina, Arapongas, Astorga, Maringá, Campo Mourão, Ibiporã, Medianeira e Matelândia está suspenso nesta quinta-feira (25). Os funcionários participam de um protesto nacional contra a crise financeira das unidades provocada, segundo os gestores, pelo subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

As consultas serão remarcadas pelos hospitais. Em Curitiba, não houve interrupção no atendimento, mas os profissionais estão vestidos de preto tanto na Santa Casa quanto no Hospital Cajuru..

De acordo com a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ao SUS e mais de 70% dos procedimentos de alta complexidade no estado. A irmã Hilda Rodrigues, diretora do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira, por exemplo, diz que o local é referência nos casos de trauma e emergência para sete municípios da região. Metade destes atendimentos é feita pelo SUS. Das 300 cirurgias eletivas feitas por mês, 68% são pelo SUS. Além disso, dos cerca de 100 nascimentos mensais, 50 também são pelo SUS.

Ao todo, são 59 hospitais filantrópicos e santas casas no Paraná, sendo que, conforme a Femipa, 20% pararam as atividades eletivas. Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos.