SÃO PAULO, SP – Autoridades do Afeganistão e dos Estados Unidos assinaram nesta terça-feira (30) um acordo de segurança para permitir a permanência de tropas norte-americanas no país após o fim do ano.
O novo presidente afegão, Ashraf Ghani, assumiu o cargo na segunda (29) e deu procedimento à assinatura do acordo, conforme havia prometido em sua campanha eleitoral.
O assessor de segurança nacional do Afeganistão, Hanif Atmar, e o embaixador dos EUA, James Cunningham, assinaram o acordo bilateral no palácio presidencial, em uma cerimônia transmitida pela televisão.
O antecessor de Ghani, Hamid Karzai, recusou-se durante bastante tempo a assinar o acordo, o que afetou as relações do Afeganistão com os Estados Unidos.
Sob os termos do acordo, cerca de 12.000 soldados estrangeiros devem ficar no Afeganistão para treinar as forças de segurança afegãs mesmo após o encerramento formal da missão militar liderada pelos EUA no fim de 2014.
Soldados alemães, italianos e de outros países da Otan integrarão a força de 9.800 soldados americanos para formar um contingente de 12.500 militares.
A Otan mantém 41.000 soldados no Afeganistão atualmente, contra 130.000 em 2012.