RIBEIRÃO PRETO, SP – Alunos da Unesp de Franca (a 400 km de São Paulo) mantêm há oito dias um “cadeiraço” que impede a realização de aulas e provas no campus.
Em assembleia na segunda-feira (29), os alunos do campus decidiram manter o protesto iniciado no último dia 22. A ação ocorre apenas no campus de Franca.
O “cadeiraço” consiste na colocação de cadeiras na frente das salas de aula para impedir o acesso de professores e estudantes. Casos de eventos no campus, grupos de estudo e aulas de pós-graduação têm permissão para ocorrer normalmente.
O grupo reivindica um calendário de reposição de aulas, em função da greve dos professores e servidores, além de melhorias nos benefícios recebidos por estudantes, como auxílios moradia e ajudas de custo em alimentação e transporte.
Segundo o membro do centro acadêmico de direito Andreas Paiva, 22, a iniciativa dos alunos deve permanecer até que a reitoria negocie as reivindicações. “Temos até um diálogo com a diretoria do campus, mas a reitoria tem sido intransigente”, disse.
A Unesp de Franca tem 1.821 estudantes distribuídos nos cursos de direito, história, relações internacionais e serviço social.
Por meio de assessoria, a Unesp informou que o calendário será discutido nesta terça-feira (30) em reunião com representantes de estudantes e professores. A expectativa da universidade é que o encontro marque o fim do “cadeiraço”.