A Prefeitura de Curitiba está ampliando e programando novidades nas feiras livres da cidade. Serão implantadas uma feira noturna de orgânicos, mais uma unidade do projeto Nossa Feira e barracas de produtos orgânicos em feiras livres tradicionais.

A ampliação de feiras pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Abastecimento, faz parte do plano de governo da atual gestão da Prefeitura. Essa gestão está fortalecendo e expandindo as feiras, especialmente na Região Sul. Lá estão bairros populosos e que concentram famílias de baixa renda que necessitam ter a garantia de uma alimentação de boa qualidade a preços acessíveis, explica o secretário do Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes.

O bairro Cristo Rei receberá a primeira feira orgânica noturna da cidade. Ela deve começar a ser montada até o início do próximo ano às terças-feiras, das 17h às 21 horas, entre as ruas Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e Gotlieb Rosenau. Atualmente, a capital conta com 12 feiras orgânicas, realizadas de terça a sábado.

A feira noturna orgânica contará com dez bancas e deverá oferecer aos consumidores frutas, verduras, legumes, carnes, pescados orgânicos e, ainda, lanches e alimentos prontos e semiprontos confeccionados com produtos de origem orgânica.

Nossa Feira

A Secretaria Municipal do Abastecimento está organizando uma nova feira na Região Sul da cidade, no Conjunto Caioá, dentro do programa Nossa Feira, que tem como diferencial o preço fixo do quilo de frutas, verduras e legumes a R$ 1,59 para uma lista de aproximadamente 40 itens. Será a segunda neste formato instalada na região da CIC.

Abertas em março deste ano, quatro feiras já estão em funcionamento pelo programa: Nossa Feira Alto Boqueirão, Nossa Feira Tatuquara, Nossa Feira Bairro Novo e Nossa Feira CIC. A nova feira na CIC será instalada na esquina das ruas Hilda Cadilhe de Oliveira e Raul Pompéia, no Conjunto Caioá. A direção da secretaria do Abastecimento trabalha com a expectativa de abrir a feira ainda neste ano.

Orgânicos

As feiras livres convencionais também serão ampliadas para atender locais que não contam com o Sacolão da Família. Em oito pontos de feiras livres haverá uma banca de produtos orgânicos nos seguintes bairros: Ahú, Alto da Glória, Bacacheri, Bigorrilho, Hauer, Jardim das Américas, Mercês, e Rebouças. Hoje elas ofertam apenas produtos cultivados pelo processo convencional.

Licitações Abertas

Para atender a ampliação de feiras e a reposição de pontos vagos em feiras já existentes, foram abertas duas licitações, de número 17 e 18. A licitação de número 17 oferta 54 vagas. Dessas, dez são destinadas à criação da primeira feira orgânica noturna. O restante são pontos vagos nas feiras já existentes, de feirantes que deixaram os pontos por motivos diversos. A licitação de número 18 oferece 16 vagas, a maior parte para a criação da nova feira na CIC, dentro do programa Nossa Feira. Outra parte das vagas deverá repor pontos em feiras já existentes pelo programa.

Há oportunidades em diferentes segmentos, como de verduras, frutas, legumes, pescados, carnes, lanches, pastéis, pães e bolachas e de alimentos prontos, além de outros. A abertura de envelopes para os lotes da licitação 17 será realizada no dia 21 de novembro, às 9h30. As propostas para a licitação 18 deverão ser abertas no próximo dia 20, às 9h30. Nas duas licitações, a abertura de envelopes ocorrerá no mezanino do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

Para conferir quais são as regras e a documentação completa exigida nos editais o interessado deve acessar o edital das licitações no site www.curitiba.pr.gov.br e/ou no endereço http://consultalicitacao.curitiba.pr.gov.br:9090/ConsultaLicitacoes/. Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Permanente de Licitação, instalada à Rua General Carneiro, 938 – 4º andar, sala 41, Alto da Glória, Curitiba (PR), e pelos telefones (41) 3350-3823 e 3350-3820.