A aposentadoria especial de ex-governadores e suas viúvas foi um dos temas que gerou os ataques mais agressivos entre Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) no debate de ontem. No primeiro confronto direto entre os dois, no segundo bloco do programa, o peemedebista perguntou a Richa como ele tinha conseguido adquirir maioria na Assembleia Legislativa e cooptar o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), que na segunda-feira, apareceu na propaganda do tucano atacando o candidato de seu próprio partido. Como você adquiriu o Orlando Pessuti e ao mesmo tempo se diz um moço bonito, bom e simpático, ironizou o senador.
Richa devolveu a ironia na mesma moeda, provocando o primeiro momento de descontração do confronto. O Requião está me elogiando muito. Até agora tava levando na brincadeira. Não sei se ele está querendo alguma coisa comigo, brincou, dizendo que garantiu maioria no Legislativo graças aos investimentos feitos nos municípios das bases políticas dos parlamentares e com uma postura de respeito, em contraposição à truculência do antecessor. Porque os deputados me apoiam? Porque fizemos um grande investimento no Estado, sem perseguição política, disse. Investimentos importantes sobre os parlamentares, não tem dúvida, devolveu Requião, questionando o tucano o motivo de colocar Pessuti para lhe dizer desaforos e depois posar de bom moço. Que hipocrisia, reclamou o peemedebista.
Foi a deixa que Richa precisava para lembrar da aposentadoria recebida por Requião. Quem tem a fama de mentiroso não sou eu. Tanto é que já foi condenado nessa campanha. Tive que pagar R$ 456 mil da aposentadoria de Requião, dinheiro suado do trabalhador, por causa das ações que ele responde por mentira, afirmou.
Já no bloco seguinte, o candidato do PRP, Ogier Buchi, voltou ao tema, questionando Requião do porque de ter sido processado pelo candidato do PMDB por ter abordado a aposentadoria especial do senador na campanha. Requião reagiu classificando a pergunta de pouco relevante e dizendo que o benefício é pago a todos os ex-governadores. O Beto Richa – que foi criado com esse dinheiro – devia explicar porque paga para a sua mãe, que não formalizou o segundo casamento para continuar recebendo, apelou o peemedebista.
Buchi respondeu acusando Requião de receber uma Bolsa Insulto para pagar as ações judiciais que responde por ofender adversários políticos. Richa pediu direito de resposta para rebater Requião, mas a direção do programa recusou, considerando que as críticas tinham ficado no âmbito político. No final do bloco, Richa aproveitou a pergunta de outro candidato para rebater o peemedebista. Quem pagou aposentadoria para a minha mãe foi o Requião, quando o meu pai faleceu, e ele era governdor do Paraná, disse.
Promessas — Gleisi entrou na briga acusando Richa de não cumprir promessas de campanha. O tucano rebateu atribuindo as críticas ao desespero da petista por conta das pesquisas que lhe dão vantagem e possibilidade de vitória já no primeiro turno. Quem não cumpre compromissos de campanha é o PT. A presidente, a qual Gleisi foi da Casa Civil, não cumpriu a promessas de 6 mil creches, disse.
Bernardo Pilotto (PSOL) voltou à carga reclamando que ninguém fazia perguntas a ele, e questionando o atual governador sobre seus financiadores de campanha. Richa acusou o candidato do PSOL de – já no debate anterior – fazer a defesa das badernas, das anarquias nas manifestações do ano passado, e dizendo não saber ainda quem são os financiadores, alegando que as doações são administradas pelo comitê financeiro de sua coligação. Eu agradeço sim todos os que financiam a minha campanha. Trata-se de confiança do setor produtivo para quem quer um ambiente favorável para investimentos, argumentou.
Pilotto classificou a resposta de lamentável, brincando com um apelido dado por Gleisi a Richa no debate da Band, chamando-o de candidato Kinder Ovo, que fica sempre surpreso, e dizendo que entre os doadores da campanha do tucano estariam a indústria de bebidas Ambev e a Catalini – responsável por um acidente ambiental no Porto de Paranaguá. Euero dizer a esse candidato que surpresa vai ter ele quando abrir as urnas. Essas molecagens não atraem o eleitor, rebateu o tucano.