SÃO PAULO, SP – Gillian Anderson, uma das protagonistas da série “Arquivo X”, afirmou à revista inglesa “Red” que “o sexismo é incorporado à nossa sociedade -é fácil não percebê-lo e é fácil se acostumar com ele.”
A atriz, que recentemente estrelou em Londres a peça “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams (1911-1983), disse que atitudes sexistas acontecem “o tempo inteiro em Hollywood.”
“É ‘faça isso para mim, eu vou te conseguir um emprego’. Pense em todas as notícias hoje em dia sobre pessoas na indústria que abusaram de suas posições.”
Os cineastas Woody Allen e Bryan Singer (“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”) estão entre os que enfrentaram acusações de assédio e abuso sexual em 2014.
Na entrevista, Anderson disse ter sido paga menos que seu colega de ‘Arquivo X’, David Duchovny, no auge da série: “No começo, a disparidade de pagamento era gigantesca.”
Ela criticou ainda a “percepção intolerável sobre as mulheres jovens no mundo de hoje. (…) a expectativa é de que, se uma mulher está usando uma saia curta, ela está ‘pedindo’ [para ser abusada]”.
A série americana “Arquivo X”, que deu fama à atriz, foi ao ar entre 1993 e 2002, com a história de dois agentes do FBI (Anderson e Duchovny) que investigavam fenômenos paranormais.