O Paraná Clube não corre risco imediato de cair para a zona de rebaixamento da Série B. Mas a proximidade do fantasma da degola vem assombrando o clube. Para ganhar fôlego, o time precisa fazer algo que ainda não fez no returno da Série B: vencer fora de casa. A chance vem neste sábado (11), às 21 horas, diante da Luverdense, em Lucas do Rio Verde (MT), pela 29ª rodada.

Em 14 partidas disputadas fora de casa na Série B, o Paraná venceu apenas duas: Sampaio Corrêa e América-RN. Ambas ainda no primeiro turno, ainda sob o comando de Claudinei Oliveira. Com Ricardinho como treinador, o time somou apenas um ponto fora de casa, dentre 9 disputados.

Até porque o desempenho fora de casa é fraco, o Paraná ocupa a 16ª posição geral na Série B, com 33 pontos. Como o 17º colocado, o América-RN, tem 29, o time paranaense não está ameaçado de ir para a zona de rebaixamento, ao menos não nesta rodada. Mas os próprios jogadores acusam que a ideia assombra, sim, a Vila Capanema.

Nossa conversa é única e sólida. Temos que nos reunir entre nós mesmos, tentar afastar esse fantasma, disse o volante Jean. Temos um grupo competente, forte, não pode ter sombra de dúvida. Segundo o jogador, o time ainda planeja chegar perto da zona de acesso à primeira divisão – a distância que o separa o Joinville, o 4º colocado, é de 15 pontos a serem tirados em 10 rodadas. Dizem que é impossível mas já vi equipes dizerem que é impossível e conseguir um milagre. Acreditamos em milagre e em competência. Nossa equipe tem competência, falou o jogador.

Jean, que já atuou como zagueiro, será um dos volantes da equipe neste sábado. Na zaga, estarão Alisson e Cleiton. As outras mudanças serão na lateral-direita – Chiquinho, suspenso, dá lugar a Ricardinho – e no ataque – Carlinhos atua em vez de Thiago Alves. No banco de reservas, há o centroavante Giancarlo, recuperado de lesão muscular.

Adversário

Décimo-primeiro colocado na Série B, com 37 pontos, a Luverdense tem vários desfalques para a partida. Em contrapartida, contará com a estreia do meia Rondinelly, ex-Grêmio e considerado o grande reforço do clube para a competição. Ele entra lno lugar de Rubinho (ex-Paraná), que cumpre suspensão. Outro desfalque é o atacante Léo, que está vinculado ao Paraná e não atuará por uma questão contratual.

 

Luverdense x Paraná Clube

Luverdense

Gabriel Leite, Jean Patrick, Renato, Zé Roberto e Paulinho; Júlio Terceiro, Gilson, Felipe Alves e Rondinelly; Misael e Reinaldo. Técnico: Júnior Rocha

Paraná Clube

Marcos; Ricardinho, Alisson, Cleiton e Paulinho; Jean, Edson Sitta, Lúcio Flávio e Henrique; Carlinhos e Arthur. Técnico: Ricardinho

Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)

Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), sábado, às 21 horas