Tudo que é do governo precisa ter planejamento. Temos visto que as coisas feitas assim, no ar, conforme surgem problemas, não têm solução adequada. Quem sofre é o povo. Em Turismo o planejamento tem que ser feito para longo prazo. Medidas podem ser tomadas de imediato ou a médio prazo, mas as que dão certo são as de planejamento seguro, correto, levando em consideração todas as possibilidades. De êxito ou de fracasso.

Viena está sempre alerta, prevendo o futuro, criando um presente a cada dia mais confortável e prazeiroso para quem a visita. Global. Smart. Premium é a estratégia de longo prazo para o desenvolvimento do destino Viena, com o objetivo de alcançar, até 2020, 18 milhões de hospedagens, 1 bilhão de euros em faturamento na hotelaria e mais de 20 capitais ao redor do mundo com voos diretos para Viena.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Sim, Mozart continua sendo assunto

A capital austríaca é cosmopolita, centro econômico da Europa Central, colocando em primeiro plano a cultura, sustentabilidade, tecnologia avançada, soluções de mobilidade inteligentes, cultivando o verde. Tudo representado pelo slogan Smart and glamourous city. Premium é referência à excelência na hotelaria, passeios, cultura e entretenimento. Seguindo a fórmula 5X400+20=2020.

Para o diretor do Turismo na capital austríaca, o objetivo é acrescentar mais de 5 milhões de hospedagens, 400 milhões de euros a mais na receita líquida do setor, em relação aos resultados obtidos em 2013. Assim o número de hospedagens atingiria os 18 milhões e a receita do setor passaria a barreira de 1 bilhão de euros.

O concurso cultural Open Innovation permitiu que pessoas do mundo todo contribuíssem com propostas novas, não convencionais, para servir de base a novas atrações. Para saber mais, acesse www.vienna.info


No Imperial, o luxo do passado para o turista do presente


DESTAQUES

RESERVE JÁ
Quem reservar o cruzeiro marítimo com a Norwegian Cruise Line até 14 de outubro deste 2014, em qualquer das saídas de navios, vai ganhar 10% do valor do cruzeiro em crédito a bordo, para usar nos restaurantes de especialidades, tratamentos no Spa e até nas excursões terrestres. Dá para se aventurar ao Alasca. Ou fazer suas próprias experiências na Europa. Para os curtidores de sol, o Caribe. Os créditos a bordo serão aplicados a todos os hóspedes da cabina. Veja detalhes no www.ncl.com.br

TAPAS EM MADRI
De 23 a 26 de outubro a capital espanhola realiza seu Mercado de Tapas na Galeria de Cristal do Palácio de Cibeles. O evento reúne alguns dos melhores chefs da cidade, como Joquín Felipe (Aspen), Mario Sandoval (Columbus), Paco Romero (Estado Puro), Juan Pozuelo (La Vaca Nostra). É uma excelente oportunidade para provar um dos grandes clássicos da gastronomia de Madri. E com preços reduzidos: 2,50 a tapa e 1 euro o copo de cerveja.


Cultura, ponto alto da capital austríaca

AIDA NOS 200 ANOS DE VERDI
Aida, de Giuseppe Verdi, será a atração no Pabellón Multiusos I da Casa de Campo de Madri, nos dias 19 e 20 de dezembro. Serão apenas duas apresentações, com um cenário espetacular, gigantesco, com mais de 300 profissionais, efeitos especiais para dar vida à história de amor entre a princesa etíope levada ao Egito como escrava, e o comandante militar Radamés, dividido entre seus sentimentos e a lealdade ao faraó.

No cenário, 12 refletores, 1.500 trajes, músicos, coro, cantores e figurantes. O espetáculo comemora os 200 anos de nascimento de Verdi. A ópera Aida fez estreia no Cairo, em 1871. Vai valer a pena ir a Madri, para as duas únicas apresentações do maior espetáculo operístico do momento.


Divulgação de Viena: no Brasil, Adriana Martins; na capital austríaca, Olivia Divjak

FÓRMULA 1 GERA 260 MILHÕES DE REAIS
O grande evento automobilístico gera 260 milhões de reais para São Paulo. Um retorno seis vezes maior do que o investimento municipal. A 43ª. edição realizada em território nacional e a 34ª. edição paulista será no dia 9 de novembro, com treinos nos dias 7 e 8. E espera ultrapassar números anteriores: em 2013 a prova foi assistida por 77 milhões de domicílios em cerca de 200 países. O Grande Prêmio Brasil da Fórmula 1 tem a maior audiência do campeonato mundial.

O resultado em termos de mídia representa 560 milhões, com mais de 5,6 mil matérias publicadas em 22 línguas. O evento é o que gera mais receita turística para São Paulo e a administração municipal já assinou acordo com a organização da Fórmula 1 para a permanência da prova na cidade, pelo menos até 2020.


Jardins sempre, na cidade verde. O da foto é do Palácio Belvedere

FIM DE ANO NO RENO
E com 35% de desconto.É promoção no cruzeiro de 7 noites que vai partir da Basiléia para Amsterdã. Jantar de Gala e fogos de artifício, visitas, Catedral de Colônia, canais em Amsterdã, pontos altos do roteiro. Mais: palestras, jantares temáticos, demonstrações culinárias, biblioteca, televisão. Todas as refeições durante o cruzeiro, opções de restaurantes a bordo. Vinhos das grandes regiões vinícolas da Europa e cervejas incluídos. O idioma oficial a bordo é o inglês, mas o gerente de cruzeiros e guias vão falar espanhol, inclusive nas excursões.

Tarifas a partir de 1982 dólares, a bordo do AmaReina. Saída de Basiléia no dia 28 de dezembro ( há outras datas disponíveis). Opções terrestres – 2 noites em Zurique e 2 noites em Lucerna. Taxas portuárias 161 dólares por pessoa, não incluídas. O desconto de 35% já foi aplicado na tarifa (Cat.E). Veja no www.firstar.tur.br


Viena não é só museu e música. Bronzeado também tem vez