A Defensoria Pública do Estado do Paraná vai atender neste sábado (18) na Vila Torres, em Curitiba, famílias com crianças de até cinco anos que aguardam vagas em creches e pré-escolas. O atendimento será das 8h às 17h no Centro Comunitário da Rua Guabirotuba (número 770), ao lado do portão 3 da PUC.

Para ser atendido é necessário levar certidão de nascimento das crianças, RG e CPF do responsável legal das crianças, e, se houver, comprovante de residência e de lista de espera.

Segundo o defensor público Matheus Cavalcanti Munhoz, o objetivo da ação é suprir a demanda de educação infantil existente na localidade por meio de ações individuais. Um levantamento realizado pela comunidade revelou que existem cerca de 200 crianças que aguardam vagas em creche e pré-escolas.

Há mais de dois anos as famílias e os líderes comunitários buscam junto ao município a oferta das vagas. No local existe uma creche desativada que poderia suprir grande parte da demanda, mas há anos o município posterga a reativação da unidade. Já foram realizadas audiências públicas para tratar do assunto, sendo que na última participei representando a Defensoria e identifiquei a necessidade de levarmos este projeto até a comunidade, pois será uma forma de amenizar a situação da forma mais imediata possível, diz Munhoz.

A ação é parte do projeto Defensoria Itinerante, que está em fase de elaboração na DPPR. Tendo em vista que se trata de projeto pioneiro na Defensoria, iremos incrementá-lo e a intenção é realizar a Defensoria Itinerante sempre que identificarmos uma demanda urgente em determinada localidade, explica o defensor.