A música brasileira escrita para flauta e violão ganha o palco da Capela Santa Maria, com a estreia do Duo Luz-Ribeiro, formado pelo primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), Fabrício Ribeiro, e Francisco Luz.  Na solidão, em busca de companhia – flauta e violão é o primeiro projeto do duo que tem a intenção de homenagear importantes compositores brasileiros dos séculos 20 e 21, oferecendo uma amostragem significativa da obra escrita para essa formação.  O projeto empresta o nome da obra homônima de Harry Crowl, que terá sua primeira execução no Brasil.

 Quisemos ter diversidade de estilos. O repertório vai desde a influência conjunta da música popular brasileira e de modelos formais europeus até obras que propõem a exploração de novas possibilidades para o duo de violão e flauta, como a peça de Harry Crowl que dá nome ao projeto e terá sua estreia na Capela Santa Maria, explica o violonista Francisco Luz.

As apresentações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de outubro. O primeiro dia será um ensaio aberto a todos gratuitamente.  Para os demais dias, os ingressos estarão à venda na bilheteria da Capela a partir de 14 de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura  ‘Música de Câmara na Capela Santa Maria e tem apoio do Estúdio Trilhas Urbanas.

O concerto, com cerca de uma hora de duração, terá obras dos compositores Marlos Nobre, Heitor Villa- Lobos, César Guerra Peixe, Edino Krieger, Radamés Ganattali  e Harry Crowl.

Casa da Camerata Antiqua de Curitiba, a Capela Santa Maria se firmou nos últimos anos como  um dos principais endereços para concertos “por conta de uma acústica privilegiada para tocar e ouvir música de câmara – além da arquitetura belíssima, pontua o Francisco.

Repertório

Marlos NOBRE (1939 -)

Desafio XXXIII para flauta e violão , 6’

 

 

Heitor VILLA-LOBOS (1887 – 1959)

Distribuição de Flores, 4’

 

 

César GUERRA PEIXE (1914 -1993)

Melopeias para flauta solo

 

 

Edino KRIEGER (1928 -)

Ritmata, para violão, 5’

 

 

Harry CROWL (1958 -)

Na solidão, em busca de companhia, para flauta e violão*, 10′

 

 

Radamés GNATALLI (1906 – 1988)

Sonatina para flauta e violão

    I. Cantando com simplicidade

   II. Adagio

   III. Movido, 15′

 

Serviço:

O que: Concerto Na solidão, em busca de companhia – flauta e violão, com Duo Luz-Ribeiro.

Quando: Dias 21, às 15h (ensaio aberto gratuito), e 22 e 23/10 às 20h

Quanto: R$30 e R$15. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Onde: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273)

Informações: (41) 3321-2845.