SÃO PAULO, SP – O artista britânico Banksy não foi preso e sua identidade real não foi revelada, ao contrário do que diz um boato que circulou pelas redes sociais nesta segunda-feira (20). “A notícia de que Banksy foi preso é falsa”, disse a assessora do artista, Jo Brooks, ao jornal “The Independent”, do Reino Unido.

A história se espalhou a partir do site americano “National Report”, que informou que ele havia sido detido pela polícia de Londres, sem direito a fiança, sob acusações de vandalismo, conspiração, extorsão e falsificação.

O texto dizia ainda que o estúdio londrino de Banksy havia sido invadido e que a polícia lá encontrara “milhares de dólares advindos de falsificações”.

Por fim, a identidade real de Banksy, segundo o “National Report”, seria Paul Homer, um homem de 35 anos nascido em Liverpool. O site citava a emissora britânica BBC como fonte das informações.

Ao examinar o site “National Report”, entretanto, é simples de se constatar que se trata de um portal com notícias falsas.

O boato se espalhou rapidamente pelas redes sociais e o nome de Banksy foi um dos “trending topics” (assuntos mais comentados do dia) no Twitter nesta segunda (20).