A música brasileira escrita para flauta e violão ganha o palco da Capela Santa Maria, com a estreia do Duo Luz-Ribeiro, formado pelo primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), Fabrício Ribeiro, e Francisco Luz.  Na solidão, em busca de companhia – flauta e violão é o primeiro projeto do duo que tem a intenção de homenagear importantes compositores brasileiros dos séculos 20 e 21, oferecendo uma amostragem significativa da obra escrita para essa formação.  O projeto empresta o nome da obra homônima de Harry Crowl, que terá sua primeira execução no Brasil.

Quisemos ter diversidade de estilos. O repertório vai desde a influência conjunta da música popular brasileira e de modelos formais europeus até obras que propõem a exploração de novas possibilidades para o duo de violão e flauta, como a peça de Harry Crowl que dá nome ao projeto e terá sua estreia na Capela Santa Maria, explica o violonista Francisco Luz.

As apresentações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de outubro. O primeiro dia será um ensaio aberto a todos gratuitamente.  Para os demais dias, os ingressos estarão à venda na bilheteria da Capela a partir de 14 de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura  ‘Música de Câmara na Capela Santa Maria e tem apoio do Estúdio Trilhas Urbanas.

O concerto, com cerca de uma hora de duração, terá obras dos compositores Marlos Nobre, Heitor Villa- Lobos, César Guerra Peixe, Edino Krieger, Radamés Ganattali e Harry Crowl.

Casa da Camerata Antiqua de Curitiba, a Capela Santa Maria se firmou nos últimos anos como  um dos principais endereços para concertos por conta de uma acústica privilegiada para tocar e ouvir música de câmara – além da arquitetura belíssima, pontua o Francisco.

Francisco Luz, 22 anos, formou-se Bacharel em Violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde estudou sob a orientação de Luiz Cláudio Ribas Ferreira e Alisson Alípio. Atualmente é aluno do violonista Fábio Zanon em São Paulo. Em 2015 vai cursar o Máster en Interpretación de Guitarra Clásica  da Universidade de Alicante (Espanha). Participou de cursos e festivais no Brasil e Estados Unidos, entre eles aGuitar Foundation of America International Convention and Competition e como bolsista do 45º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Foi premiado em importantes concursos de violão do país, como os nacionais Souza Lima e Musicalis (São Paulo) e o latino-americano Rosa Mística (Curitiba). É integrante do duonovo (violão e trompete). Além da intensa atividade como solista e camerista, Francisco também atua como professor e produtor cultural.

Fabrício Ribeiro é mestre em música pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em música de câmara e análise musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.  Como camerista foi premiado no XVII Concurso Nacional Cidade de Araçatuba, XIII Concurso Internacional Art – LIVRE.  Sua atuação como artista tem sido bastante intensa, principalmente na área da música contemporânea, trabalho desenvolvido em parceria com os compositores paranaenses da nova geração desde 1996.

Desde 2007  é 1ª flauta  da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

SERVIÇO
O que: Concerto Na solidão, em busca de companhia – flauta e violão, com Duo Luz-Ribeiro.
Quando: Hoje, às 15h (ensaio aberto gratuito), e 22 e 23/10 às 20h
Quanto: R$30 e R$15. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.
Onde: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273)
Informações: (41) 3321-2845.