Um dos pontos turísticos e de encontro da comunidade do Pilarzinho, o Farol do Saber Cidade reabriu na tarde desta terça-feira (22) depois de três meses fechado para obras de revitalização. O retorno às atividades teve  festa, bolo e contação de história para comemorar a restauração do espaço que fica ao lado da Pedreira Paulo Leminski.

Este foi o primeiro terminal público da América Latina com acesso à internet aberto à comunidade. Desde sua inauguração, em 1995, foi a primeira vez que o espaço passou por reforma. Foram investidos R$ 164 mil na melhoria da estrutura metálica, dos pisos, da cobertura e da iluminação. Os banheiros foram reformados, além de nova pintura interna e externa. A restauração faz parte de um pacote de obras da Prefeitura de Curitiba para investimento e manutenção dos Faróis do Saber localizados em praças da cidade. São obras do programa de expansão e revitalização das unidades escolares, que está destinando R$ 28 milhões de recursos, ao longo deste ano, para melhorias nas unidades da rede municipal de ensino.

Os Faróis do Saber constituem espaço de integração nas comunidades, aquisição de conhecimento, práticas culturais e apoio para pesquisas escolares de muitas crianças e adolescentes, disse a secretária municipal  da Educação, Roberlayne Borges Roballo. Preservar e manter tanto arquitetura, estrutura física e acervo deve ser uma ação feita em parceria com s comunidade. Este é um espaço para todos, que deve ser usufruído e preservado para que siga sendo ponto de cultura, turismo e disseminação de saberes, disse Roberlayne.

Quando inaugurado, o Farol do Saber Cidades reunia acervo de livros exclusivos nas áreas de arquitetura, urbanismo e meio ambiente. Além das estações de computadores com acesso a internet, a biblioteca reunia documentários sobre as principais cidades do mundo. Era comum encontrar pessoas que vinham ao Farol pesquisar sobre obras do Museu do Louvre, em Paris, lembra a professora que atua como agente de leitura no Farol , desde o período de inauguração, Maria Rita de Cássia Fiatte.

O perfil dos frequentadores mudou nos últimos 19 anos. Com o avanço da tecnologia e a facilidade em conectar-se a internet, agora são as crianças e adolescentes quem mais frequentam o espaço. O interesse está mais voltado às atividades culturais, os cursos de idiomas, informática básica e aulas de música oferecidas no Farol, onde também são organizadas rodas de leitura e piquenique com crianças das unidades escolares da região.  Já o acervo de quase 6 mil livros passou a incluir literatura.

Um dos principais colaboradores do Farol, tanto na doação de livros, realização de atividades artísticas quanto na preservação do espaço, o escritor Profino Paludo, que mora do bairro, prestigiou a entrega da revitalização. Estamos felizes com a valorização deste importante espaço para o bairro. A cultura é a base, a raiz do ser humano que é fruto de tudo o que nele foi depositado. O Farol é fonte de cultura para adultos e crianças, disse Profino.

Crianças atendidas no CMEI Vila Nori acompanharam a cerimônia de reinauguração e assistiram a uma contação de histórias feita por uma fada encantada, interpretada pela professora Simone Barone. Eu adorei tudo, disse o garoto de Lucas David Nascimento, de 4 anos.

Danielly Souza Correa ouviu atenta a história. Feliz com o passeio feito nomeio da tarde. É tão lindo aqui, disse a menina encantada entre livros e a decoração do espaço.

O mirante do Farol do Saber é outra atração do espaço. Lá do alto é possível contemplar parte da cidade. Além deste, outros onze Faróis do Saber estão passando ou já foram reformados. Passaram por reformas e já estão atendendo a comunidade os Faróis Aristides Vinholes, Antônio Machado (Barreirinha), Frei Miguel (CIC), Bosque Alemão (Vista Alegre).

Também serão revitalizados os Faróis Aparecido Quináglia (Santa Felicidade), Emílio de Menezes (Bigorrilho), Hideo Handa (Batel), Machado de Assis (Vista Alegre), São Pedro e São Paulo (Umbará), Tom Jobim (Santa Quitéria), além da Biblioteca Especializada em Educação, no Centro de Formação Continuada.