O Paraná Clube venceu por 1 a 0 a Portuguesa, nessa terça-feira à noite (dia 21), pela 31ª rodada da Série B. Com o resultado, ficou em 13º lugar, com 40 pontos – sete pontos acima da zona de rebaixamento. A Lusa é a lanterna (20ª colocada) com 21 pontos.

Com o resultado, o Paraná completou 11 jogos seguidos sem perder na Vila Capanema – com seis vitórias e cinco empates. O time vinha de quatro empates consecutivos em casa.  A última derrota no local foi há quatro meses, em 6 de junho, no 2 a 0 para o Luverdense, na última partida antes da pausa para a Copa do Mundo.

Já a Portuguesa completou 12 partidas sem vencer na Série B.

O Paraná não tinha nesse jogo o goleiro Marcos e o volante Edson Sitta, suspensos. Murilo e Jean entraram na equipe. O técnico Ricardinho repetiu o time nas demais posições.

O jogo começou com domínio da Portuguesa, que era mais compacta em campo, trocava passes com certa facilidade e tinha atuação inspirada de Gabriel Xavier pela esquerda. O Paraná atuava muito espalhado em campo, com muito espaço entre a defesa e o meio-campo. Só não levou gol no início porque a Lusa não foi bem nas finalizações – e porque Murilo estava atento. Aos 32 minutos, o goleiro fez uma defesa espetacular, em chute de Léo Costa.

Aos 28, Giancarlo saiu lesionado. Adaílton entrou.

No intervalo, a torcida vaiou o Paraná. O torcedor tem razão de vaiar. O time está desligado, disse o lateral-direito Chiquinho. Já o zagueiro Cleiton foi mais comedido. Eles foram melhores no primeiro tempo. Agora vamos arrumar. Não estamos desligados. Eles estão com treinador novo, com motivação diferente, declarou.

Na volta do intervalo, o meia Thiaguinho entrou para fazer sua estreia pelo Paraná. Henrique Santos saiu. Aos 9 minutos, o volante Lucas Otávio saiu contundido. Entrou o atacante Léo Mineiro.

O segundo tempo começou com o Paraná mais ofensivo, mas com o jogo equilibrado. Aos 13 minutos, Gabriel Xavier chutou a bola na trave e Luan perdeu um gol feito. No minuto seguinte, o Paraná fez 1 a 0. Thiaguinho cruzou e Adaílton marcou de cabeça. Foi o terceiro gol dele na competição.

Depois do gol, a Lusa se perdeu no jogo e o Paraná teve chances para ampliar.

A partida terminou com 60% de posse de bola para o Paraná, que finalizou 12 vezes (quatro certas). A Portuguesa somou 14 finalizações (cinco certas).

PARANÁ 1 x 0 PORTUGUESA
Paraná: Murilo; Chiquinho, Cleiton, Alisson e Paulinho; Jean, Lucas Otávio (Léo Mineiro), Henrique Santos (Thiaguinho) e Lúcio Flávio; Carlinhos e Giancarlo (Adaílton). Técnico: Ricardinho
Portuguesa: Rafael Santos; Arnaldo, Mateus Alonso, Brinner e Luciano Castán; Piñatares, Renan, Léo Costa (Mateus Alonso), Felipe Nunes (Janio) e Gabriel Xavier; Luan (Jean Motta). Técnico: José Augusto
Gols: Adaílton (14-2º)
Cartões amarelos: Gabriel Xavier, Brinner, Piñatares (Lusa). Jean, Carlinhos (Paraná).
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)
Público: 1.851 pagantes (2.603 total)
Renda: R$ 28.285
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Bola dividida na área. Ela sobra para Gabriel Xavier, que chuta. Murilo segura.
10 – Gabriel Xavier chuta de fora da área. A bola passa ao lado do gol.
14 – Gabriel Xavier passa por Cleiton, na área, e tenta finalizar, mas Murilo chega antes.
20 – Piñatares chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
32 – Gabriel Xavier cruza. Alisson fura. Léo Costa fica na cara do gol e chuta. Murilo faz grande defesa.
37 – Henrique Santos toca para Adaílton, no bico da área. Ele gira e chuta perto do ângulo.

Segundo tempo
2 – Paulinho erra feio e entrega a bola na área. Gabriel Xavier fica na cara do gol e chuta. Murilo faz grande defesa.
13 – Gabriel Xavier invade a área e chuta cruzado. A bola bate na trave e volta nos pés de Luan, com o gol vazio. Ele chuta para fora.
14 – Gol do Paraná. Thiaguinho cruza da esquerda. Adaílton voa e cabeceia no canto.
21 – Felipe Nunes coloca Luan na cara do gol. Paulinho dá um carrinho e bloqueia o chute. A Lusa pede pênalti no lance.
22 – Léo Mineiro recebe na área, dribla um e chuta no canto. O goleiro defende.
36 – Paulinho cruza na medida para Adaílton. Ele domina e prepara o giro, mas cai e pede pênalti.
37 – Léo Mineiro faz boa jogada e ajeita para trás. Thiaguinho chuta perto, ao lado.
39 – Falta na direita. Lúcio Flávio bate direto e acerta o ângulo. O goleiro faz boa defesa.
40 – Lúcio Flávio cruza. Thiaguinho cabeceia perto.