Um dos mais importantes e tradicionais campeonatos de futebol do mundo, o Campeonato Português poderá ser interrompido nas próximas rodadas. É que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), órgão que organiza o torneio, teria atrasado o pagamento dos salários de julho e agosto dos árbitros, que agora ameaçam fazer uma greve.

Segundo a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a LPFP deve, além dos dois meses de salário, alguns prêmios aos árbitros. As partes, inclusive, teriam chego a um acordo sobre a situação, mas a organizadora do campeonato não teria cumprido com o prometido.

A nossa postura nos leva a resistir sempre a soluções de guerra no futebol. No entanto, uma paragem de campeonato é uma forma de luta que está sempre em cima da mesa, afirma José Fontelas Gomes, presidente da APAF.

A LPFP enfrenta um momento difícil e atravessa uma crise financeira. Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a Liga de Clubes tem um déficit considerável. Para agravar ainda mais a situação, o órgão que organiza o torneio está em processo eleitoral.