FABIO BRISOLLA
RIO DE JANEIRO, RJ – A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, Dilma Rousseff (PT), lamentou o confronto na tarde desta quinta-feira (23) entre militantes do PT e do PSDB, que trocaram chutes e tapas na frente do Teatro Municipal, no centro de São Paulo.
Afirmou ainda que o acirramento do debate é normal em uma eleição disputada.
“Toda eleição tem conflitos e confrontos de ideias. Ninguém pode sair do campo das ideias e ir para o campo da realidade física”, disse Dilma, em entrevista coletiva em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde a candidata se prepara para o debate da TV Globo nesta sexta-feira (24).
“No final das eleições, o clima fica um pouco mais quente. A gente não pode chegar agora e tentar criar um fantasma disso tudo. Não vi esse clima na campanha pelo Brasil. Não vi uma atitude de agressão, mas de festa e comemoração”, disse Dilma.
Questionada sobre o comentário do ex-presidente Lula, que chamou Aécio de “filhinho de papai” em campanha no Rio, Dilma citou outra declaração de seu adversário tucano.
“Você deveria perguntar sobre isso para o presidente Lula”, disse a candidata, antes de prosseguir. “Mas é correto também alguém me chamar de leviana? Eu sou presidente da República, sou mulher, mãe e avó. Então, vamos ter calma e tranquilidade”, acrescentou.
Dilma respondeu ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a criticou por não reconhecer o legado deixado pelo governo tucano.
“Não reconheço os ganhos sociais do governo Fernando Henrique. Reconheço a estabilidade da moeda. Lamento que ele fique irritado com isso. Mas essa é uma disputa absolutamente dentro do respeito e dentro dos parâmetros democráticos”, concluiu a presidente.