A rotatividade média anual do trabalhador paranaense nas organizações foi de 41,4% em 2013. O comércio, como nos anos anteriores, apresentou rotatividade mais elevada que os demais setores. Estes e outros dados serão apresentados no dia 31 de outubro durante o 6° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, estudo produzido pela Bachmann & Associados Ltda., empresa especializada em indicadores de desempenho e benchmarking, com a ABRH-PR e o ISAE.
A pesquisa traz uma análise da gestão de pessoas no Paraná, baseada nos dados de 2013, com a participação de 209 organizações, e uma amostra com cerca de 200 mil colaboradores. Esta edição do Benchmarking avaliou 12 indicadores, como Absenteísmo, Rotatividade e Grau de Terceirização.
Segundo Dórian Bachmann, da Bachmann & Associados, o Benchmarking oferece uma visão geral dos aspectos relacionados à gestão dos recursos humanos. A maioria das métricas mostrou melhoria em relação ao ano anterior, mas a grande diversidade de desempenho das organizações indica que muitas têm bastante espaço para melhoria, diz.