Um dia após uma pesquisa do Ibope colocar pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff (PT) à frente de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24) mostrou uma realidade totalmente diferente. O levantamento, feito pelo Instituto Sensus e encomendado pela revista IstoÉ, aponta que o tucano lidera a corrida pelo Planalto, somando 54,6% dos votos válidos, enquanto a petista tem 45,4%. Ou seja, a diferença entre os dois seria de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos.

Ontem,uma pesquisa do Ibope colocou Dilma com 54% e Aécio com 46% dos votos válidos. No caso dos votos totais, a petista somaria 49% e o tucano, 41%. Votos brancos e nulos somariam 7%, enquanto 3% do eleitorado não teria decidido em quem votar. Já a pesquisa Istoé/Sensus mostra Aécio com 48,1% e Dilma com 40%, enquanto 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar.

A pesquisa do Instituto Sensus foi realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios. Ao todo, foram entrevistados 2 mil eleitores de 24 estados.

Rejeição

A pesquisa do Instituto Sensus também calculou a rejeição dos dois candidatos e apurou o indicador que diz respeito à votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado.

Quanto à rejeição, 44,2% dos eleitores entrevistados afirmaram que não votariam em Dilma de jeito nenhum, enquanto 33,7% rejeitam o nome de Aécio Neves. Novamente, os números apresentam uma realidade totalmente oposta ao da pesquisa Ibope, que apontou rejeição de 42% para Aécio e de 36% para Dilma.

PESQUISA ISTOÉ/Sensus

Realização – Sensus

Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014

Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País

Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural

Campo – De 21 a 24 de outubro

Margem de erro – +/- 2,2%

Confiança – 95%