SÃO PAULO, SP – A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o tucano Aécio Neves estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25), véspera da votação. A petista, no entanto, aparece numericamente à frente, com 52% das intenções de votos válidos, contra 48% de Aécio.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Segundo o instituto, porém, a probabilidade maior é que Dilma esteja à frente.
A petista, no entanto, viu sua vantagem diminuir dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 22 e 23 deste mês, quando Dilma tinha 53%, contra 47% de Aécio.
Considerando os votos totais, Dilma 47%, ante 43% de Aécio no levantamento divulgado neste sábado. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% não sabem em quem votar.
A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.
O Datafolha ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.
IBOPE
Na pesquisa divulgada pelo Ibope também neste sábado (25), a vantagem de Dilma é ainda maior e a diferença está acima da margem de erro. Segundo o instituto, a petista tem 53% das intenções de votos válidos, contra 47% do tucano.
No levantamento anterior, Dilma tinha 54% e Aécio, 46%.
Em votos totais, a petista tem 49%, contra 43% do candidato do PSDB. Brancos e nulos somam 5%. Outros 3% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01195/2014.